10/08/2017

10/08/2017

Dashlane descobriu que alguns dos sites mais populares permitem passwords pouco seguras


O mundo digital está repleto de vantagens, mas tem também os seus inconvenientes. A informação está sempre à distância de uns cliques, mas a segurança da mesma depende de inúmeros factores, sendo as passwords um deles.

O Dashlane é um serviço de gestão de passwords, que pretende facilitar-nos a vida, criando passwords seguras e ajudando-nos a utilizar as mesmas, garantindo que nunca nos vamos esquecer delas.

Num estudo agora divulgado, o Dashlane descobriu que era possível definir novas passwords com apenas a letra "a", isto em sites importantes, como a Amazon, Dropbox, Google, Instagram, LinkedIn, Netflix, Spotify e Uber. Os investigadores identificaram 6 sites que não têm sistemas de detecção de ataques por brute-force, estando entre estes 6 a Apple, Dropbox, Google, Twitter, Venmo, e Walmart. O mais curioso no meio disto tudo é o facto de os serviços Netflix e Spotify admitirem uma password como "aaaa"!!!


O Dashlane sugere algumas dicas sobre boas práticas para gerir as passwords:

  • Utilizar no mínimo 8 caracteres
  • Utilizar maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais
  • Utilizar uma password diferente para cada serviço
  • Não utilizar palavras comuns nas passwords
  • Se possível, utilize um gestor de passwords


São dicas simples, mas que podem evitar grandes dissabores. Não custa nada a implementar e pode salvar-vos de muitos problemas.

0 comments:

Enviar um comentário