16/08/2017

16/08/2017

Opera MAX: Game Over


Numa altura em que se descobre que o Facebook usa a VPN da Onavo para espiar os serviços rivais chega-nos a infeliz notícia de que a Opera vai por um ponto final no seu serviço de VPN Opera Max.


O Opera Max não só nos oferecia uma camada adicional de segurança via VPN, como também nos permitia poupar dados ao efectuar compressão de forma automática e transparente, ideal para lidar com sites que abusam do tamanho das imagens e da qualidade de vídeo sem necessidade.

Era um serviço excelente, mas o facto de ser gratuito também já fazia antecipar de que eventualmente algo teria que mudar. O ano passado o Opera Max começou a "chatear" os utilizadores para regressarem regularmente à app para acumularem tempo de utilização, e isso já poderia ser visto como um sinal de que as coisas não estariam a correr da forma que a Opera desejava. E agora, chega a notícia que se temia, de que o Opera Max chega ao fim.

As apps já foram removidas das app stores, mas quem estiver a utilizar o serviço ainda poderá continuar a utilizá-lo por mais algum tempo, embora seja algo que inevitavelmente vá terminar numa questão de semanas / meses; pelo que os actuais utilizadores melhor começarão a procurar por serviços alternativos desde já.


... O ideal mesmo é que a Google se deixasse de tretas e disponibilizasse o seu serviço de VPN gratuito e com compressão de dados para todos, pois afinal até já o faz nalguns países através do WiFi Assistant e Project Fi.

0 comments:

Enviar um comentário