16/09/2017

16/09/2017

BlueBorne Scanner revela equipamentos vulneráveis


O BlueBorne é uma nova vulnerabilidade (nas verdade, várias) que afecta milhões de equipamentos Android, e quem se preocupar com estas questões tem uma app à disposição que permitirá identificar equipamentos em risco.


A componente mais assustadora deste BlueBorne - para além do facto de afectar milhares de milhões de dispositivos, de smartphones a computadores, smart TV e praticamente tudo o mais que utilizar bluetooth - é a de que não é necessária qualquer interacção por parte da vítima. Aqui não se trata de tentar enganar uma pessoa para que clique num link, ou em que seja necessário descobrir um código PIN, ou ter acesso físico ao seu dispositivo; basta mesmo fazer como nos filmes: chegar a um local, e potencialmente infectar todos os smartphones com bluetooth ligado, em poucos segundos.

Este BlueBorne Scanner para Android permite verificar se o equipamento em questão está vulnerável e, mais interessante ainda, permite pesquisar todos os equipamentos bluetooth que estejam por perto, para verificar se algum deles é vulnerável. Ou seja... neste caso é uma app benigna, mas podem imaginar que, noutras circunstâncias, poderiam estar a ganhar controlo total sobre os equipamentos vulneráveis que virem surgir no ecrã.

Escusado será dizer que, no caso de estarem a utilizar um smartphone que surja como vulnerável (e há grandes probabilidades disso), o recomendado será desligar o Bluetooth até que (eventualmente) seja disponibilizada uma actualização que trate do assunto.




0 comments:

Enviar um comentário