26/10/2017

26/10/2017

Navegação com uma mão da Huawei esteve prestes a fazer parte do AOSP


A dimensão do ecrã é sempre um aspecto controverso, mas é inegável o facto de que estamos a atravessar uma fase onde a tendência é apostar num ecrã de grandes dimensões, com  as 5,5" a serem quase que norma no lançamento de um smartphone. Até a Apple que sempre defendeu os micro-ecrãs, já tem uma raquete no seu portefólio de smartphone.

Nem todas as pessoas gostam de um ecrã grande, mas a oferta de unidades com 5 ou menos polegadas é cada vez mais escassa, pelo que não resta outra alternativa aos utilizadores, que não seja a compra de um smartphone com um ecrã de generosas dimensões.

Este situação tem levado as diferentes marcas a apostarem numa funcionalidade que reduza o conteúdo a apresentar no ecrã, de forma a ser possível navegar com apenas uma mão. Samsung, Huawei, LG e Xiaomi são alguns dos OEM que já optaram por apresentar esta função nos seus smartphones. A própria Google mostra estar atenta a esta realidade, tendo optado por passar a barra de pesquisa do Pixel launcher para a zona inferior do ecrã.

O LineageOS apresenta desde a versão 14.1 a opção de navegação só com uma mão. A sua solução é muito semelhante à disponibilizada pela Huawei e a razão para este facto é bastante curiosa. A marca chinesa tentou adicionar o código desta funcionalidade ao AOSP, mas por razões técnicas, o código acabou por não passar para a versão final.

Os responsáveis pelo LineageOS optaram por utilziar o código partilhado pela Huawei e implementaram algumas alterações que permitiram a disponibilização da funcionalidade a partir do LineageOS 14.1. Infelizmente, o mesmo não aconteceu com o AOSP, pelo que pelo menos para já, não será possível utilizar esta funcionalidade nos equipamentos Google e em outros que apresentem uma versão de firmware baseada no AOSP.


0 comments:

Enviar um comentário