21/12/2017

21/12/2017

Malware põe Androids a gerar Monero e até pode estragar baterias


Como se não bastasse a inconveniência de ficar infectado com malware no smartphone, o Loapi põe o smartphone a render a criptomoeda Monero, ao ponto de até poder danificar a bateria.


Investigadores do Kaspersky Lab estiveram a testar as capacidades deste Trojan.AndroidOS.Loapi e ficaram surpreendidos com o que descobriram. Este malware é extremamente versátil quanto ao tipo de coisas que consegue fazer, e que vão desde o envio de mensagens SMS à subscrição de serviços pagos, apresentação de publicidade, participação em ataques DDoS e... geração de Monero, ao estilo daquele script que tem sido usado em vários sites.

O problema é que, se alguns malwares tentam passar despercebidos, para que o utilizador não os detecte, este Loapi é tão agressivo que os seus efeitos se fazem sentir logo desde o primeiro instante e - pior ainda - esse efeito pode chegar mesmo a danificar fisicamente o smartphones. Num smartphone de testes, após dois dias a gerar Monero o smartphone começou a ficar com a bateria inchada.

... Pessoalmente, não sei até que ponto é que esta bateria inchada poderá ter resultado deste malware, ou ser algo que já iria acontecer de qualquer maneira (já me aconteceu num par de smartphones chineses, mesmo estando "parados sem fazer nada"). Mas de qualquer forma, bem sabemos que não será conveniente que um smartphone esteja a funcionar com o CPU a 100% durante vários dias sem interrupção (se bem que, noutras marcas, a coisa é resolvida abrandando a velocidade de funcionamento. ;P)

Portanto, se sentirem o smartphone a aquecer demasiado ou a ficar sem bateria muito mais rapidamente do que o normal, vejam lá se não têm o smartphone a gerar Monero para um desconhecido em parte incerta.

Publicado originalmente no AadM

13 comentários:

  1. É impressionante o pouco controlo que temos sobre os nossos smartphones.

    ResponderEliminar
  2. Ora aqui uma boa desculpa para trocar de telemovel

    ResponderEliminar
  3. Cada Monero está neste momento a valer mais de 300 euros, pelo que, se conseguirem pelo menos uns 1000 telemóveis a minerar umas quatro ou cinco horas por dia, conseguirão obter um lucro considerável.

    A tentação estará sempre à beira de qualquer mente humana mais imatura e com menos capacidade para respeitar o seu próximo.

    Fica a dúvida: Como será a sociedade digital daqui por uns 10 ou 15 anos?
    (será que teremos que passar a andar literalmente "armados"?)

    ResponderEliminar
  4. Há que ter muito cuidado nos dias que correm

    ResponderEliminar
  5. Incrível o que um malware pode causar...

    ResponderEliminar
  6. Incrível no mundo onde vivemos já existe de tudo, até fazem de propósito para estagiar o telemóvel aos utilizadores.
    asterisco23

    ResponderEliminar
  7. Todo o cuidado é pouco nos dias que correm

    ResponderEliminar