10/02/2018

10/02/2018

Fusão da Wiko com a Tinno pretende elevar as empresas a outro nível

A Wiko é uma marca que soube aproveitar de forma exemplar a abertura que os grandes players descuraram no mercado livre. Ao apostar em modelos com um design cuidado e um preço económico, a Wiko conseguiu captar a atenção do grande público, o que permitiu levá-la ao lugar cimeiro nas vendas de smartphones desbloqueados. Com este acordo com a Tinno, tem como objectivo catapultar as duas empresas para um lugar de destaque no mercado mobile.

Após sete anos de estreita colaboração, a Wiko e a Tinno anunciam formalmente a sua fusão. Este movimento vai certamente fortalecer, ainda mais, a posição da Wiko ao tornar-se num dos principais players da indústria móvel a nível mundial.

A Wiko, marca francesa de smartphones, foi fundada em Marselha em 2011. A aventura nasceu de uma estreita colaboração entre Laurent Dahan, Fundador e Presidente da Wiko, e James Lin, Chairman do Grupo Tinno. Estes responsáveis combinaram as competências complementares das suas empresas para construir uma história de sucesso global: a Wiko contribuiu com a sua experiência de mercado, estratégia focada no consumidor e organização única de vendas, e a Tinno com o seu know-how industrial e capacidades de produção.

Desde então, a Tinno tem aumentado a sua experiência e conhecimento em Investigação e Desenvolvimento (I&D), engenharia e fabrico, com quatro centros de I&D e dois espaços de produção. Enquanto, a Wiko estabeleceu-se em mais de 30 países em todo o mundo e entrou no TOP 5 das marcas de smartphones na Europa Ocidental (fonte: Open Market, Counterpoint).

A Wiko tornou-se num sócio destacado da atividade global da Tinno. Para ambas as empresas, a fusão foi um passo natural, pela importância que a Wiko assumiu na atividade global da Tinno, mas também para tornar esta parceria estratégica ainda mais forte. A equipa da Wiko em Marselha – responsável pela definição e desenvolvimento do espírito da marca, experiência de produto, atividades de marketing e vendas – vai beneficiar a partir de agora do suporte reforçado e agilidade acrescida dos seus colegas chineses.

Os dois líderes, e amigos de longa data, vão co-pilotar a Wiko, levando a empresa a novos níveis. O novo Comité de Liderança da Wiko é composto pelo Presidente James Lin, Vice Presidente Sénior Laurent Dahan, e Vice Presidentes Michel Assadourian e Julien Heang.

Laurent Dahan, afirma “esta aproximação assenta numa lógica acionista e industrial. A Tinno tem sido nosso parceiro desde o lançamento da Wiko e juntos temos agora 30 milhões de utilizadores em mais de 30 países em todo o mundo. Esta nova etapa é essencial para responder às necessidades e exigências dos nossos consumidores, oferecendo-lhes uma ampla gama de produtos inovadores”.

Por sua vez, James Lin, afirma “a Wiko é uma marca fantástica que oferece atualmente todos os recursos necessários para conquistar novos consumidores em todo o mundo. A cooperação reforçada com a Tinno vai permitir-nos rapidamente passar a uma nova fase e tornar a Wiko numa marca icônica em todo o mundo”.

No que diz respeito à gestão da marca nos mercados Espanhol e Português, a Wikomobile Iberia – empresa detida em 50% pelo sócio local – continua a ser, como até agora, a responsável pelo desenvolvimento da marca no território ibérico. Desde Agosto de 2013, momento em que a Wiko estabeleceu-se no mercado ibérico, que dedica os seus esforços a oferecer a mais recente tecnologia e o melhor serviço aos utilizadores da marca nestes mercados. Com a força que pressupõe para o mercado ibérico uma marca a operar a partir de um parceiro local, com um capital humano de 70 pessoas exclusivamente dedicadas à marca, soma-se agora esta nova fusão que vai reforçar o funcionamento da Wiko na Península Ibérica.

0 comments:

Enviar um comentário