12/02/2018

12/02/2018

LineageOS passa a contar com lista de requisitos mínimos


Longe vão os tempos em que o CyanogenMod era o grande dominador do mundo das custom ROM. Hoje em dia, temos o LineageOS a começar a ganhar tracção, estando nesta altura a correr em mais de um milhão e meio de equipamentos (1583044, mais precisamente).


A história e tradição do CyanogenMod passou para o LineageOS, o que lhe permitiu desde logo uma legião de fãs, prontos a experimentarem um novo firmware. Isto seria algo difícil de acontecer com outro novo projecto, pois os utilizadores tendem a não arriscar em demasia quando se trata de um firmware alternativo. Testar sim, mas sempre com conta e risco.


Em termos de equipamentos, não será propriamente surpresa o facto de o OnePlus One continuar a ser o smartphone mais popular entre aqueles que utilizam Custom ROMs. No segundo lugar aparece um smartphone que não fosse o software que apresentava à altura do seu lançamento, teria sido ainda mais popular. A comprovar este facto, temos ainda mais de 50 mil Galaxy S3 a correr LienageOS. O último lugar do pódio vai para outro Samsung, o Galaxy S5, se bem que muito curta distância do Moto G (2015).

Em termos de países, tirando o grosso dos desconhecidos, Índia, China e Brasil dominam as instalações activas do LineageOS.

Os responsáveis por este projecto, mostram estar bem cientes da necessidade em mostrar que este é um firmware que os utilizadores poderão correr sem preocupações. Para isso, acabam de criar um documento de trabalho que visa definir os requisitos mínimos para que o um firmware LineageOS possa ser considerado oficial.  Ficará assim assegurado para quem se for aventurar nestas andanças, que um firmware "oficial" irá satisfazer a longa lista de requisitos definidos no LineageOS Device Support Requirements.

0 comments:

Enviar um comentário