17/03/2018

17/03/2018

Xiaomi disponibiliza código fonte do Kernel do Mi A1


O Xiaomi Mi A1 é um dos mais interessantes smartphones disponíveis na gama média baixa, apresentado um conjunto equilibrado de especificações, por um preço por norma, bem abaixo dos 200€. O facto de correr Android One, é um ponto a favor de todos os que preferem o Android da Google, ficando a MIUI para os fãs da Xiaomi.

A marca chinesa cumpriu o prometido, tendo disponibilizado a actualização para o Android 8.0 Oreo, no último dia de 2018, o que por certo agradou a quem comprou este smartphone. Este update contudo, acabou por não ser acompanhado pela disponibilização do código fonte do Kernel, o que contraria o definido pela GNU General Public License, version 2 (GPLv2). O facto foi alvo de notícia, tendo o conhecido Francisco Franco manifestado o seu descontentamento com esta situação.

Dois meses e meio depois do lançamento da actualização com o Andorid Oreo, a Xiaomi disponibiliza agora o código fonte do Kernel referente a esta versão do Android, o qual pode ser encontrado no GitHub (branch "tissot-o-oss").

São portanto boas notícias para quem desenvolve ROMs  e naturalmente para todos os que são adeptos de um Android modificado. Ficam assim abertas as portas, resta agora esperar pelas primeiras propostas, que como é habitual, devem chegar via XDA.


0 comments:

Enviar um comentário