28/04/2018

28/04/2018

Google Allo: Game Over


A estratégia da Google em apps de comunicação superaria o mais rocambolesco sketch cómico dos Monty Python e, agora descobrimos que a mais recente aposta no Google Allo se torna também (em mais uma) app a abandonar, com a aposta para o futuro a ser feito no RCS - o sucessor dos SMS.


Depois de toda a confusão já gerada até à data, que deixa os utilizadores do Google divididos entre a utilização do Hangouts (que felizmente vai resistindo e combina mensagens de texto, vídeo, e mais), os novos Allo (mensagens) e Duo (vídeo), e ainda o Android Messages (antigo "Messenger) que serve como app para gerir os SMS nos Android, e que passou a suportar o RCS, a Google parece ter decidido que será este último a merecer a sua atenção.

O RCS (Rich Communication Service) é evolução dos SMS e MMS, aproximando o serviço de mensagens standard dos smartphones das funcionalidades que se esperam num serviço de mensagens modernos, incluindo transferência de fotos de alta-resolução, vídeos, mensagens instantâneas com recibo de leitura, comunicação para grupos, etc. E, acima de tudo, acaba com a grande barreira de se ser forçado a usar um serviço "extra" e uma app instalada adicional que tenha que ser usada por quem envia e por quem recebe a mensagem. Por isso, a Google vai abandonar o Allo e melhorar a app de SMS já existente nos Android por forma a tirar o máximo partido do RCS - e no processo aproximando-se da simplicidade que a sua rival Apple tem no seu serviço iMessage (que replica o funcionamento simples dos SMS).

Por muito que se possa criticar a decisão da Google em ter feito uma aposta errada com o Allo (que estava visto desde logo que não ia resultar), há pelo menos que lhes dar o mérito de terem reconhecido esse erro. Agora, resta esperar que esta nova aposta venha finalmente a ter o efeito pretendido... e que daqui por mais um par de anos não nos estejam a apresentar uma nova app de mensagens... :P

0 comments:

Enviar um comentário