06/04/2018

06/04/2018

Pixel Launcher já tem uma versão para smartphones com pouca RAM


O launcher é um dos pilares de qualquer smartphone Android. É através deste, que o utilizador interage com o equipamento, sendo por isso peça fundamental para quem tem um equipamento Android.


Desde os primeiros tempos do Android, que temos vindo a usufruir de propostas alternativas, com as quais podemos configurar muitos aspectos que o launcher padrão não disponibiliza. Quem segue mais de perto o mundo Android, por certo que estará recordado do célebre ADW Launcher, que até está de volta com uma nova versão. Claro que neste campo, não podemos nunca ignorar os pesos pesados como o Nova Launcher e o Apex, opções que estão recheadas de funcionalidades, que permitem fazer quase tudo e mais alguma coisa.

O Pixel Launcher




A Google, devagarinho, como é seu hábito, lá tem vindo a melhorar o launcher que disponibiliza com o Android. O Pixel Launcher (lançado com a linha de smartphones Pixel) é a mais recente proposta do gigante americano e tem no feed da Google a sua mais valia. Actualmente, este feed já está disponível para quem a pretenda utilizar nos seus launchers. Infelizmente, a Google só disponibiliza o Pixel Launcher para os seus equipamentos mais recentes, ficando o resto do mundo a ver passar navios.

Como é habitual no mundo Android, são muitas vezes os developers que surgem a substituir a Google, fazendo aquilo que deveria ser função desta. No caso desta app, temos o Rootless Pixel Launcher, de que já vos falámos anteriormente.

Este Rootless Pixel Launcher tem contudo uma limitação, não estando preparado para os smartphones com hardware mais modesto. Para esse efeito, o developer responsável por este projecto compilou uma nova versão, com optimizações do Android Go,  que já está preparada para correr nos smartphones com pouca RAM.

Vantagens vs Desvantagens


Esta versão não perde muito em funcionalidades, Segundo o autor, as únicas limitações são o facto de a grelha de apps só ter a opção 4x4, não suporta widgets e os ícones não apresentam os símbolos com as notificações. Se têm um equipamento com hardware mais limitado, aproveitem para experimentar esta app, pois poderá permitir um desempenho mais agradável do terminal.





Para a instalarem, basta passarem no GitHub do projecto, fazerem download da versão L3GO (Launcher3-l3go-optimized.apk) e instalarem a mesma. Para esse efeito, devem activar (temporariamente) a instalação de apps de terceiros nas definições do Android.

0 comments:

Enviar um comentário