05/05/2018

05/05/2018

Sony Xperia XZ2 Premium aposta no ecrã 4K e câmaras melhoradas


Já passaram dois anos desde que a Sony nos surpreendeu com o seu Z5 Premium com ecrã 4K (mesmo tendo confirmado que se trata de uma resolução exagerada para um smartphone), e voltamos a ter uma aposta idêntica para o novo ZX2 Premium a par de uma capacidade fotográfica melhorada.


Depois de se ter aventurado no lançamento de um smartphone com ecrã 4K (tendência que não foi seguida pelos restantes fabricantes) a Sony poderá sentir-se forçada a manter essa posição, e é precisamente um ecrã 4K que voltamos a encontrar no novo Xperia ZX2 Premium. Temos um ecrã 4K de 5.8" com suporte para HDR, mas infelizmente a Sony opta por um design tradicional e não pelos mais recentes "full-screen", mantendo-se com margens generosas na parte inferior e superior. No entanto, é no outro lado do smartphone que a Sony anuncia grandes novidades.


A Sony junta-se ao clube das câmaras duplas, com um sistema que combina um sensor de 19MP a cores e um de 12MP monocromático - opção idêntica à da Huawei. O objectivo fica bem marcado pelos spots promocionais da Sony: ter uma sensibilidade de referências em ambientes de baixa luminosidade, podendo atingir um ISO de 51200 nas fotos e de 12800 em vídeo. OI XZ2 Premium será capaz de combinar a informação destes dois sensores de forma contínua, para produzir imagens mais luminosas do que as que podem ser vistas com o olho humano.



Curiosamente, algo tão simples quanto ter acesso a um modo que capte uma imagem monocromática usando esses sensor extra, só estará disponível daqui por uns meses, via actualização do sistema - a par de um modo de desfocar retratos, algo que se imaginaria estar disponível logo de origem num smartphone com duas câmaras (nesta altura). Outra novidade: temos um modo de 960fps que agora funciona com resolução Full HD 1080p.

De resto, temos um Snapdragon 845 chipset, 6GB de RAM, 64GB +  microSD slot, câmara frontal de 13MP, sensor de impressões digitais na traseira, bateria de 3540mAh, carregamento wireless, e protecção IP68.

Faltará também saber se desta vez o XZ2 Premium conseguirá tirar partido do ecrã 4K a tempo inteiro, mesmo no interface e app genéricas; ou se o acesso a essa resolução continuará a estar limitado a casos específicos (ver fotos e vídeos). De qualquer forma, será interessante ver de que forma a Sony, que produz os sensores de imagens usados em grande parte dos smartphones (sendo até usada para Samsung nalguns dos seus Galaxy S9), conseguirá posicionar-se face aos recém chegados P20 da Huawei, que saltaram para o topo da tabela de referência na qualidade fotográfica.


0 comments:

Enviar um comentário