01/06/2018

01/06/2018

Hexologic


Os jogos de puzzles estão a atingir níveis de qualidade excelentes, tanto ao nível gráfico e sonoro como na sua jogabilidade. Desta vez vamos falar do Hexologic da MythicOwl, um jogo super relaxante com puzzles mais próximos da família do Sudoku.


Já têm aparecido alguns exemplos bem interessantes de alternativas ao Sudoku na Play Store, como o Kuros Classic, e agora voltamos a desbravar novos caminhos com este Hexologic, que nos põe a resolver uma espécie de Sudoku num ambiente carregado de hexágonos.


O objectivo é preencher todos os hexágonos que temos no ecrã com pintinhas de 1 a 3. As regras são simples, uma linha de hexágonos contíguos tem um número no final, o que corresponde à soma de todas as pintinhas dessa mesma linha. Quando completarmos todas as somas com sucesso, damos por concluído o desafio e passamos ao próximo nível.

Como no Sudoku, temos linhas de hexágonos que se cruzam com outras linhas, o que nos obriga a pensar muito bem qual o número de pintas nesses hexágonos que intersectam duas ou mais somas em linha. Temos como indicador visual o verde que aparece à volta do hexágono que nos ajuda a perceber se já completamos uma soma, e o próprio resultado da soma que também fica a verde quando chegarmos ao número correcto.


O jogo leva-nos a atravessar 4 mundos diferentes, e cada um deles introduz uma nova mecânica. No início apenas temos de somar as pintinhas da forma mais simples possível, mas de seguida começamos a ter hexágonos que já trazem pintas e não podem ser alterados, e depois hexágonos interligados que ao alterar o número de pintas para um, altera para todos os outros da mesma cor, etc.

O que impressiona pela positiva neste belíssimo jogo é a sua banda sonora e apresentação gráfica. A música é interactiva e vai mudando conforme os desafios e mundo que estamos a explorar, tudo muito relaxante para uma experiência quase Zen. E as animações e aspecto gráfico do jogo e até do menu de selecção de níveis está qualquer coisa incrível.


Como o jogo se propõe como uma experiência relaxante, muitos dos puzzles iniciais são muito fáceis de resolver, o que não nos deixa própriamente encravados em nenhum dos desafios. Só mais lá para a frente, nos níveis finais de cada mundo é que começamos a ter uns puzzles mais complexos, e especialmente os últimos, que nos podem deixar uns bons minutos a coçar a cabeça para os conseguirmos resolver.


O jogo é muito bonito, e é uma experiência espectacular para quem quer resolver uns puzzles de forma bem relaxante. Podem ver aqui em baixo o vídeo oficial de apresentação do jogo, e podem encontrá-lo na Play Store pelo preço de €0,99.



Por Bruno Ramalho

0 comments:

Enviar um comentário