16/06/2018

16/06/2018

Huawei coloca Windows 10 a correr no smartphone - para já, só na China


Até hoje, os tablets nunca conseguiram atingir o nível do notoriedade dos smartphones e o facto de estes últimos terem um ecrã cada vez maior, só contribuiu para o declínio do mercado dos tablets, cada vez com menor expressão.


A limitação imposta pela dimensão do ecrã dos smartphones, acaba por ser colmatada, com o recurso a um monitor ou televisão. Para esse efeito, algumas marcas têm vindo a apostar em soluções proprietárias, mas até agora sem grande expressão. A Microsoft tem um Continuum, mas "não tem" telefones w a Samsung vai fazendo experiências com o Dex. A Huawei tem no EMUI Desktop a sua solução para transformar o smartphone num equipamento de trabalho, mas a marca chinesa esteve a trabalhar numa outra solução, que traz o Windows 10 até ao ecrã dos seus topo de gama.


A solução baseada na nuvem,  foi apresentada no CES Asia 2018 em Shanghai e para já, apenas está disponível em território Chinês, não havendo informações relativamente a uma possível chegada aos mercados ocidentais.



Para utilizar esta funcionalidade, o utilizador tem de ligar o smartphone à TV, através da porta USB-C. Ao correr a app, é efectuada uma ligação a um serviço na nuvem, que disponibiliza uma instalação dos Windows, como temos a correr localmente num vulgar PC. De referir que de momento, esta funcionalidade apenas está disponível para os Huawei P20, Huawei Mate RS, Huawei Mate 10 e Huawei MediaPad M5.

É uma solução que poderá ser interessante, possibilitando a substituição dos computadores em muitos locais de trabalho, mas para isso terá de chegar a smartphones de gama média, com um menor custo de aquisição.

0 comments:

Enviar um comentário