27/07/2018

27/07/2018

Huawei actualiza Huawei P9 e P9 Plus, Mate 8, Honor 8 e Honor 6X para Android 8 Oreo com EMUI 8


No mundo Android, a ausência de actualizações, é um problema que parece não ter fim à vista. Pese embora a Google tenha já tentado resolver a questão através de diferentes iniciativas, de onde se destaca o Project Treble, as actualizações continuam a tardar em chegar aos smartphones, isto quando chegam, o que na maioria das vezes não chega a acontecer.


A Huawei era uma das marcas que recebi fortes críticas, por não actualizar os seus smartphones, deixando inclusivamente os seus topo de gama esquecidos, sem um update para a versão seguinte do Android.

A marca soube reconhecer que o seu desempenho na área das actualizações, não estava ao nível daquilo que se exige a um candidato à liderança do mercado de smartphones, tendo nos últimos meses vindo a apresentar melhorias significativas. O lançamento do Android 8 para o Mate 9, pode considerar-se como o ponto de inversão na política de actualizações da marca, que agora parece estar bastante empenhada neste tema.

Como é habitual quando se fala de actualizações, há sempre  notícias que apontam para o lançamento de um update ou o inesperado cancelamento do mesmo. Foi precisamente isso que aconteceu com os Huawei P9/P9 Plus, Mate 8 e os Honor 8 e 6X, que de um momento para o outro, passavam a ficar fora do lote de equipamentos a serem actualizados para o Android 8.

Huawei garante funcionalidades da EMUI para um leque alargado de smartphones

Aquando da apresentação do Huawei P20/P20 Pro, tivemos oportunidade de falar com Ryan Lui, Software Marketing do Huawei Consumer BG, sobre este assunto, colocando-lhe a questão sobre a disponibilização da  actualização para os modelos lançados no ano anterior. O Sr Lui, fez questão de salientar o empenhamento da marca na actualização dos seus smartphones, referindo que a EMUI 8 iria chegar a um leque alargado de equipamentos. Ficavam assim garantidas as funcionalidades da EMUI, faltava saber qual a versão do Android sobre a qual a interface iria trabalhar.


A notícia de que os Huawei P9 e P9 Plus, Mate 8, Honor 8 e Honor 6X iriam receber a actualização para Android 8 Oreo com EMUI 8, acabou assim por surpreender apenas na versão do Android. A previsão apontava para o mês de Maio, mas tal não veio a acontecer. Houve que esperar mais algumas semanas, para que a Huawei inicia-se a disponibilização da actualização para este grupo de smartphones mais antigos.


Não sendo uma prestação de top (a nova versão do Android está prestes a chegar), é contudo uma assinalável melhoria no desempenho que a Huawei vinha a apresentar na área da actualizações. Espera-se agora que esta seja uma política para manter, melhorando naturalmente os timings para disponibilização das actualizações.

0 comments:

Enviar um comentário