03/08/2018

03/08/2018

Tim Sweeney, fundador da Epic Games confirma que o Fortnite não vai estar disponível na Google Play Store


O Fortnite é um dos grandes sucessos do momento no mercado de gaming. Os fãs deste jogo, aguardam pacientemente que o mesmo chegue ao Android, mas ainda sem se conhecer uma data para esse efeito. O que se ficou a saber, é que o Fortnite não vai estar disponível na Google Play Store, abrindo assim um precedente, que pode causar problemas muito graves no mundo Android.


Tim Sweeney, fundador da Epic Games, confirmou este facto numa entrevista à Eurogamer, explicando que a opção da Epic passou por disponibilizar o jogo directamente no seu site, dispensando por isso uma ida à Google Play Store.

Para instalar o APK do jogo, os utilizadores vão ter de activar uma funcionalidade que o Android apresenta para esse efeito. Ao activarem a instalação de aplicações de fontes desconhecidas, os utilizadores passam a poder instalar conteúdos, que sejam obtidos fora do Google Play.

Um utilizador experiente, não terá problemas em lidar com este tipo de metodologia, a questão está nos milhões de jogadores por esse mundo fora, que aguardam pela chegada do Fortnite ao Android.


E se o utilizador se esquecer de voltar a desactivar a instalação de apps de fontes desconhecidas?

Além de estar a abrir uma porta bastante perigosa, caso o utilizador não desactive a opção de instalação de fontes desconhecidas após instalar o Fornite, a Epic vai potenciar um aumento da já habitual replicação dos apk com malware.

O utilizador acaba assim por estar numa situação potencialmente grave, apenas porque a Epic resolveu não recorrer à Google Play Store, para disponibilizar o Fornite. Naturalmente que se entende a questão financeira que motiva esta decisão, pois o sucesso do jogo permite dispensar o pagamento de 30% da receita à Google. Há no entanto que contrabalançar estes dada financeiro, com os riscos que os utilizadores vão enfrentar ao tentarem instalar este jogo.

É uma situação nova, que naturalmente vamos acompanhar de perto. A ausência do Google Play, por certo que não vai prejudicar os resultados do Fortnite no Android, ficando por isso a dúvida se este procedimento virá a ser utilizado por outros nomes forte do gamaing, passando a tornar-se norma.

0 comments:

Enviar um comentário