20/09/2018

20/09/2018

Câmara do iPhone XS não consegue bater os resultados o Pixel 2 XL, que já tem um ano de mercado!


Se há coisa que a Apple sabe fazer, é vender a imagem dos seus produtos. Quem ouça falar os responsáveis da marca, facilmente fica convencido sobre a qualidade dos equipamentos e a sua superioridade sobre as propostas da concorrência.


No caso do iPhone XS, conta-nos o Carlos Martins que a "...atrás temos um conjunto de câmara dupla de 12MP wide-angle (pixels de 1.4um, objectiva de f/1.8) e 12MP telefoto 2x (f/2.4); e à frente um sensor mais rápido de 7MP f/2.2, e na câmara IR a utilização de um sensor com global shutter.

Para tirar partido disto a Apple aposta na mesma fórmula que a Google iniciou com o seu Pixel. O modo Smart HDR do iPhone XS capta múltiplos frames em sequência, com diferentes exposições, para depois combinar tudo numa única imagem com a melhor qualidade possível. Os resultados apresentados eram realmente impressionantes - e a Apple fez questão de apresentar imagens em movimento rápido, para demonstrar que o seu sistema é capaz de lidar com o maior problema neste tipo de sistemas: as diferenças entre frames."

Nada de novo portanto, só maravilhas!

Com a chegada dos novos iPhones ao mercado, não tardaram a aparecer as primeiras comparações independentes, com o Android Central a apresentar os resultados obtidos pelas câmaras do iPhone XS e do Pixel 2 XL. Segundo este site:" the iPhone XS seems overexposed and soft compared to the deeper colors and sharpness of the Pixel 2. The dimly lit indoor hallway shot in particular shows how well Google manages to smooth details and nail the lighting."

Mais detalhe e melhor iluminação nos resultados obtidos com o Pixel 2 XL.



Esta situação tona-se ainda mais curiosa, quando temos um site como o The Verge, a não ter argumentos para suportar a superioridade da câmara do iPhone XS.

Se tivermos em conta o facto de que o Huawei Mate 10 Pro bateu o Pixel 2 por um ponto no ranking de fotografia do índice DxOMark e que o Huawei P20 Pro pulverizou os resultados da concorrência (114 pontos versus 99 para o Pixel 2) , a diferença na qualidade da imagem deste Huawei para o iPhone XS, seria possivelmente ainda maior.

Com o Pixel 3 XL prestes a ser apresentado e com o Mate 20 Pro a chegar logo a seguir, o argumento fotografia vai ficar ainda mais difícil de suportar. Não que o iPhone XS permita obter excelentes fotografias, como por certo será capaz de fazer, apenas estão longe de disponibilizar a superioridade que a Apple já conseguiu apresentar.

Esta feroz concorrência só vem beneficiar o grande público, que passa a contar com cada vez mais e melhores smartphones, capazes de obter excelentes fotografias. Espera-se que a Apple possa voltar a pressionar o mundo Android, pois esta acção será essencial para garantir um forte empenhamento das marcas como a Samsung, Huawei, Sony, LG e HTC.

2 comentários:

  1. Este artigo faz-me confusão....
    Expliquem-me uma coisa, quando vou ao link que está no artigo (para o site The Verge), eu vejo duas fotos do copo mas por baixo de cada uma delas diz iPhone XS e iPhone X.
    Onde está essa mesma foto com o Pixel 2 ?

    ResponderEliminar