21/09/2018

21/09/2018

Fortnite para Android com 15 milhões de downloads em 21 dias


Depois de ter sido duramente criticada por não ter disponibilizado o Fortnite na Play Store, a Epic Games vem fazer um ponto da situação sobre as primeiras três semanas após o lançamento, e as principais dificuldades que enfrentou para trazer este jogo para a plataforma Android.


A Epic diz que nas primeiras três semanas o Fortnite já foi descarregado 15 milhões de vezes, o que parece demonstrar que o mercado não ficou demasiado incomodado com o facto da app obrigar a instalação manual fora da Play Store (se bem que, nunca saberemos quais poderiam ter sido os números caso o jogo estivesse oficialmente na store).

Quanto aos detalhes técnicos, a Epic ficou surpreendida por descobrir que 92% dos jogadores está a usar smartphones com Android 8 ou mais recente - mas isso é facilmente explicado pelo facto do jogo apenas estar disponível para equipamentos Android recentes, dos últimos dois anos. Caso se estivesse a olhar para a plataforma globalmente, as coisas seriam bem diferentes.

Partilharam também as frustrações de lidar com a enorme variedade de modelos Android, com cada fabricante e modelo a adoptar afinações diferentes para o sistema, fazendo com que mesmo modelos com 4GB de RAM possam apenas disponibilizar menos de metade da memória (e um deles sendo o Pixel 2, que apenas cedia 1.8GB do 3.6GB disponíveis). Para não falar noutros casos, em que a tentativa de obter mais memória encerrando processos era respondida pelo reiniciar automático desses mesmos processos. (Parece que afinal teremos mesmo motivos para optar por smartphones com 6GB e 8GB de RAM, para nos precaver contra estas coisas... por culpa das más programações.)

Fica agora a dúvida no ar se, daqui por alguns meses, depois do número de instalações cair a pique, a Epic reconsiderará a possibilidade de colocar o seu jogo na Play Store... Nessa altura a maioria dos jogadores já teria instalado directamente do site, pelo que seria apenas um forma de ir buscar os restantes que até poderiam gostar de jogar este jogo, mas não ao ponto de justificar a sua instalação "por fora".

0 comments:

Enviar um comentário