28/11/2018

28/11/2018

Clean Master e outras apps Android apanhadas em fraude de instalações


Apps populares de duas empresas chinesas foram apanhadas a cometer fraude relacionada com a instalação de apps Android, podendo afectar mais de dois mil milhões de utilizadores.


As apps da Cheetah Mobile e Kika Tech, que incluem apps como o Clean Master (com mais de mil milhões de instalações), Security Master, CM Launcher 3D, Kika Keyboard, Battery Doctor, Cheetah Keyboard, CM Locker e CM File Manager, têm código que se aproveita deste vasto número de utilizadores para ganhar dinheiro à sua conta, sempre que instalam uma nova app.

Estas apps intrometem-se no processo de instalação de uma app, de modo a que a instalação pareça ter sido originada por eles, para receberem as devidas comissões (caso existam). Para todos os efeitos, mesmo que o utilizador fosse instalar uma nova app por sua livre iniciativa, estas apps iriam tentar informar o developer da nova app de que a instalação teria sido feita por terem visto publicidade nas suas próprias apps, amealhando eventuais comissões. A ganância destas apps é de tal forma que até enviavam spam para dezenas de apps que os utilizadores pudessem ter pesquisado na Play Store, para a eventualidade do utilizador no futuro poder instalar alguma delas, e assim continuando a pagar a comissão da instalação a estas duas empresas.


Pelo menos uma das empresas já veio dizer que está surpreendida com isto e que, caso haja código malicioso, deverá ter tido origem num SDK de terceiros; mas os investigadores que alertaram para esta situação dizem expressamente que este código malicioso não faz parte de nenhum sistema externo e está perfeitamente integrado no funcionamento das apps, não deixando margens para dúvidas de que é deliberado. Além do mais, a Cheetah Mobile já tinha recebido várias acusações de estar envolvida em práticas fraudulentas, pelo que esta situação não será propriamente nova.

Falta agora saber que medidas a Google irá tomar, e se terá coragem de remover da App Store (e desinstalar dos smartphones) apps que afectam um tão grande número de utilizadores / vítimas.

0 comments:

Enviar um comentário