07/01/2019

07/01/2019

A história da Samsung Galaxy UX, desde os tempos do TouchWiz


O Touchwiz e o botão frontal, foram durante vários anos a imagem de marca dos smartphones Galaxy S e Note, com a Samsung a apostar forte nestes dois elementos, pese embora os mesmos tenham sido sempre bastante controversos.


O botão frontal acabou por não resistir à erosão provocada pela evolução tecnológica, tendo o sensor de impressão digital passado para a traseira do S8. O local escolhido foi francamente infeliz, com a Samsung (e bem) a corrigir a mão, optando por uma posição mais natural nos modelos seguintes. Com o Galaxy S10 à porta, espera-se que o sensor mude novamente de lugar, passando para baixo do ecrã, ficando a traseira reservada para as câmaras.

O mal amado TouchWiz

No que diz respeito ao Touchwiz, a sua evolução acabou por comprometer o próprio sucesso dos smartphones da Samsung, fruto de um avolumar de funcionalidades e aplicações, que só serviam para tornar os equipamentos mais lentos.

O Galaxy S5 marcou o início do emagrecimento da interface, com a Samsung a começar a cortar opções consideradas dispensáveis, tendo este processo a culminado na Samsung Experience 8.0 disponibilizada com o Android 7 Nougat.

O facto de os ecrãs estarem cada vez mais compridos, leva a que seja bastante difícil, senão mesmo impossível, controlar o smartphone com apenas uma mão. Para colmatar esta situação, a Samsung optou por criar uma nova interface, a One UI, que começa agora a chegar aos seus smartphones, com a actualização para o Android 9 Pie.

One UI - para utilizar com apenas uma mão

Segundo a Samsung, a nova interface One UI, será capaz de permitir uma experiência de utilização mais flexível, capaz de se adaptar aos nossos padrões de utilização, antecipando a acção seguinte. O foco estará na produtividade, com a One Ui a emagrecer a Samsung Galaxy UX , limitando a mesma ao que é efectivamente essencial.

Se são apreciadores da história da tecnologia, no infográfico em baixo, podem consultar a evolução da Galaxy UX, desde a primeira versão disponibilizada com o mítico Galaxy S, até à mais recente versão, com a One UI.


0 comments:

Enviar um comentário