13/06/2019

13/06/2019

Google revela Pixel 4 - confirma-se um módulo quadrado para as câmaras


As expectativas para a próxima geração dos Pixel 4 da Google são elevadas, e os rumores estão a fervilhar quanto às possibilidades que estão para vir, falando-se da possibilidade de ser o primeiro modelo a integrar a detecção de gestos antecipada pelo Project Soli.



Esteticamente, imagens do que serão os moldes para as capas dos futuros Pixel 4, revelam um volumoso módulo para câmaras múltiplas que se assemelha ao que temos visto nos rumores para os iPhones deste ano. A Google tem resistido a adicionar múltiplas câmaras na traseira, mas é de esperar que este ano finalmente o faça - e esperando-se que consiga tirar o máximo partido de todas elas, usando a "magia" do seu software que já fazia autênticos milagres usando um único sensor. Mas, mas interessante ainda poderá ser algo que não se vê.

Existem referências a um misterioso novo sensor que parece ter a capacidade de detectar gestos feitos no ar, e que estão a ser considerados uma pista para que estes Pixel 4 venham com o sensor de radar do Project Soli que a Google apresentou em 2015. Este sensor permitiria detectar gestos feitos no ar com bastante precisão, e daria uma nova dimensão às potencialidades de interacção com o Android (não esquecer que a Google tem explorado esse caminho, como o "apertar" do smartphone).

Poderá muito bem ser a maior novidade com a qual a Google espera diferenciar o Pixel 4 de todos os demais smartphones no mercado. Mas para isso será também preciso mostrar vantagens efectivas, para que não se arrisque a ser mais uma coisa a juntar à lista de curiosidades que acaba por não servir para nada (veja-se o 3D Touch da Apple).



A Google não quis deixar que os rumores sobre o Pixel 4 se mantivessem indefinidos e optou por confirmar que o seu próximo smartphone terá, de facto um módulo quadrado multi-câmara na traseira.

Numa imagem revelada num tweet, a Google mostra a traseira do futuro Pixel 4, onde podemos ver o módulo quadrado. No entanto, é uma revelação que acaba por trazer mais perguntas que respostas.



Para além do flash, são claramente visíveis duas câmaras. No entanto, temos também um orifício adicional no topo, que poderá ser uma terceira câmara ou sensor de profundidade ou de luminosidade, e também um orifício adicional mais pequeno ao lado do flash na parte inferior, cuja função é também desconhecida.


Esta revelação da Google não será completamente inocente, pois os rumores referem que a Apple terá recorrido a uma solução idêntica (um módulo quadrado) para albergar as câmaras nos iPhones deste ano. Ao mostrar esta parte do Pixel 4, a Google está indirectamente a assumir que este design foi uma opção sua, fazendo com que quando a Apple revelar os novos iPhone, seja mais provável dizer-se que copiaram o Pixel 4. Mas, copianços à parte, o que realmente interessa é ver o que as câmaras de ambos valem.

... Por último, temos também a confirmação de que o Pixel 4 se despede do sensor de impressões digitais na traseira, sendo provável que passe a utilizar um integrado directamente no ecrã.

0 comments:

Publicar um comentário