08/07/2019

08/07/2019

App falsa de updates Samsung foi instalada por mais de 10 milhões de utilizadores


A política de verificação de apps legítimas na Google Play Store volta a ser posta em causa, depois de se descobrir uma app falsa que prometia actualizações do sistema Android para os smartphones Samsung - cobrando aos utilizadores.


Como se não bastassem as preocupações com apps pouco conhecidas, ou que mesmo sendo conhecidas podem incluir elementos indesejados, temos também casos flagrantes de apps abusivas na Play Store. Desta vez temos uma app chamada "Updates for Samsung" que incrivelmente terá sido descarregada por mais de 10 milhões de utilizadores. E o problema é que, como obviamente se poderá imaginar, se tratava de uma app falsa

Para além de não ser feita pela Samsung - o que desde logo deveria ser indicador suficiente de que se deveriam manter afastados dela - a app chegava ao cúmulo de cobrar uma subscrição anual de $34.99 para quem quisesse manter o seu smartphone actualizado.


O sistema de pagamentos era feito por fora da Play Store, directamente para um cartão de crédito, para dificultar o processo de queixa e reembolsos caso fosse pedido.

... Interrogo-me como é que será possível uma app destas chegar aos 10 milhões de downloads. Mas se considerarmos que mesmo que apenas 1% tenha aceite fazer o pagamento, vemos que o lucro de 3.5 milhões de dólares torna este tipo de tácticas bastante lucrativa; e enquanto assim for, podemos esperar que apps deste tipo continuem a tentar a sua sorte onde quer que consigam entrar.

0 comments:

Enviar um comentário