16/07/2019

16/07/2019

Panorama dos headphones USB-C continua a estar num verdadeiro caos



Alguns fabricantes de smartphones começaram por criticar o desaparecimento da ficha áudio de 3.5mm dos equipamentos, mas praticamente todos eles se têm deixado contagiar por isso. A ideia é que os velhos headphones com uma ficha que garantia compatibilidade com quase meio-século de produtos, passassem a utilizar a mais moderna e versátil ficha USB-C, ou fossem substituídos por versões wireless via Bluetooth.


 A questão é que, se no campo do Bluetooth as coisas até têm funcionado relativamente bem... quem preferir usar headphones ou uma ligação de som por cabo, está em pior situação que nunca.

O panorama dos headphones USB-C continua a estar num verdadeiro caos, havendo modelos que funcionam nuns smartphones mas não nos outros (e o mesmo se aplicando aos dongles USB-C para ficha de 3.5mm), modelos que adicionam atraso perceptível no som, uns que funcionam em modo digital, outros em modo analógico... enfim... ninguém se entende - não sendo o tipo de evolução que se desejaria para algo que anteriormente funcionava, sem preocupações com drivers, versões, ou compatibilidades.


Nem todos os fabricantes irão reconhecer isto como sendo um grande falhanço, provavelmente preferindo apostar na vertente wireless - a Qualcomm já lançou o seu chipset TrueWireless Stereo Plus, para facilitar a criação de earphones wireless realmente stereo sem retransmissões entre os earphones. Mas, alguns poderão estar a reconsiderar a sua opção: fala-se que o próximo Huawei P30 poderá vir novamente com ficha de 3.5mm, o que seria um gesto significativo.

Se assim for, será que outros fabricantes se seguirão, e assistiremos ao triunfo da velha ficha de 3.5mm sobre o USB-C (para efeitos de headphones e som)?

0 comments:

Enviar um comentário