14/07/2019

14/07/2019

Tradução instantânea na câmara do Google Tradutor recebe update com novidades interessantes


O Google Translate é uma daquelas aplicações a que raramente recorremos, mas independentemente da frequência de utilização, deve estar sempre instalada no nosso smartphone, pois garantidamente, vai chegar o dia em que esta vai demonstrar toda a sua utilidade.
O Google Translate permite explorar terrenos desconhecidos, comunicar em diferentes idiomas e fazer conexões que de outra forma seriam impossíveis. Uma das funcionalidades da aplicação Google Translate  para telemóveis, é a tradução instantânea na câmara que permite a qualquer utilizador ver o mundo no seu próprio idioma, bastando apontar a lente da câmara do telemóvel para uma frase num outro idioma. Semelhante à funcionalidade de tradução em tempo real que lançámos recentemente no Google Lens, é uma forma intuitiva de compreender o que o rodeia e que é, particularmente, útil quando está em viagem no estrangeiro já que funciona mesmo quando não há Wi-Fi disponível ou não está a usar o pacote de dados do telemóvel. Hoje, estamos a introduzir melhorias nesta funcionalidade que a torna ainda mais útil.


Traduza de 88 idiomas para mais de 100 outros idiomas 

A tradução instantânea na câmara adicionou o suporte para mais 60 idiomas, como o português, o árabe, o Hindu, entre outros. A lista completa de idiomas pode ser consultada aqui. O que é mais excitante é que se antes, só podia traduzir de inglês para outros idiomas, agora pode traduzir para qualquer um dos mais de 200 idiomas suportados pelo Google Tradutor. Isto significa que poderá traduzir de Árabe para Francês, de Japonês para Chinês, etc.

Deteção automática do idioma 

Quando viaja para o estrangeiro, em particular para uma região com múltiplos idiomas pode ser desafiante para as pessoas conseguirem determinar qual o idioma do texto que precisam traduzir. E por isso, resolvemos esta questão – na nova versão da aplicação, basta selecionar a opção “detetar idioma” e a aplicação tradutor irá detetar automaticamente o idioma e fará a tradução. Em vez de estar a tentar adivinhar, a aplicação Tradutor consegue agora determinar qual o idioma em que está escrita e faz, de forma suave, a tradução para o seu idioma preferido. 

Traduções melhores alimentadas pela Tradução Automática Neural (NMT)  

Pela primeira vez, a tecnologia de tradução automática neural é incorporada nas traduções instantâneas na câmara. A tecnologia NMT produz traduções mais naturais e precisas, reduzindo os erros de tradução em mais de 55% a 85% em certos pares de linguagens. E a maioria dos idiomas pode ser descarregada para o seu dispositivo de modo que possa usar a funcionalidade sem ligação à internet. Porém, sempre que o dispositivo estiver com ligação à Internet esta funcionalidade irá usá-la para proporcionar traduções com maior qualidade.


Uma nova experiência 

Por último, esta funcionalidade ganhou uma nova aparência e tornou-se mais simples de usar. Se já usou as traduções instantâneas na câmara deverá ter reparado que os textos traduzidos cintilavam um pouco quando se olhava para o telemóvel, tornando mais díficil a leitura. Reduzimos isto tornando o texto mais estável e mais fácil de compreender. A nova imagem tem todas as três funcionalidades da tradução na câmara, convenientemente localizadas no fundo da aplicação: instantâneo, traduz texto num outro idioma ao apontar-lhe a câmara do telefone. Examinar, digitaliza a imagem tornando-a estática e permite ao utilizador destacar com o dedo o texto a traduzir e, por fim, importar, permite ao utilizador importar fotografias do telemóvel e traduzir os respetivos textos.

0 comments:

Enviar um comentário