13/07/2019

13/07/2019

Microsoft mostra publicidade indesejada no menu de partilha do Android


A Microsoft está a recorrer a uma táctica bastante preocupante para promover as suas apps, injectando-as como publicidade no painel de partilha e de abertura de ficheiros dos Android.


Independente de ter excelentes apps para Android, a Microsoft está a perder a vergonha e recorrer a tácticas que se podem considerar abusivas para as promover junto dos utilizadores. Bastará instalar uma única app da Microsoft para que os utilizadores se arrisquem a ver sugestões de outras apps da MS quando abrem alguns ficheiros ou tentam partilhar diversos conteúdos.

Tradicionalmente, quando se tenta abrir um conteúdo para o qual existam múltiplas apps disponíveis, é apresentado uma janela que permite escolher qual a app pretendida; e o mesmo acontece quando se faz a partilha de alguma coisa. Mas a Microsoft está a subverter isto, passando a apresentar também apps (suas) que nem sequer estão instaladas.


Se por um lado pode parecer útil recomendar apps que lidem com certos conteúdos, há que olhar um pouco mais para a frente e ver no que isto pode resultar se todos os demais developers começarem a seguir este exemplo. Estão mesmo dispostos a aturar um cenário em que a abertura de um qualquer ficheiro, ou partilha de um conteúdo nos apresenta uma selecção com dezenas e dezenas de apps "sugeridas" para se instalar, em vez de apenas aquelas que temos já instaladas no smartphone?

O resultado seria tornar o Android ainda mais complicado, com uma nova secção nas definições que permitisse fazer a gestão do que se quer ver e remover do painel de partilhas e de abertura de ficheiros, para cada tipo de conteúdo - algo que não seria nada prático de fazer. Alternativamente, poderá levar à necessidade de limitar a presença nestes painéis a apps que estejam efectivamente instaladas e não a apps sugeridas - algo que, quanto a mim, já deveria ter sido implementado logo de origem.

0 comments:

Enviar um comentário