16/12/2019

16/12/2019

Quem ganha mais dinheiro nas apps mobile?


O sonho de atingir o sucesso à custa de uma app continua mais distante que nunca, com o mercado a ser dominado por apenas 1% das apps.


A SensorTower já revelou as suas estatísticas referentes às apps na Play Store (Android) e App Store (iOS), e os resultados permanecem idênticos aos dos últimos anos. Em ambos os casos temos 1% das apps a dominar o sector.


Nos downloads, o 1% de topo dos editores é responsável por 80% dos downloads feitos, com os restantes 99% dos developers a terem que lutar pelos restantes 20%.


Nos jogos o o panorama é idêntico, com 82% dos downloads a serem acumulados pelos 1% dos editores mais bem sucedidos.

E quando se olha para as receitas das apps, o cenário torna-se ainda mais desolador.



Nas receitas, 93% do dinheiro amealhado pelas apps vai para 1% dos editores; deixando os restantes 99% a lutarem pelos 7% que restam.


E nos jogos mobile, esse valor é ainda superior, com 95% a ser amealhado por 1% dos editores.


Isto não invalida que um developer independente possa obter um sucesso razoável com as suas apps; mas será um bom indicador da dificuldade em competir neste sector, onde se terá 99% dos developers a lutar por 5% ou 7% das "migalhas".


Significa também que se torna cada vez mais difícil fazer-se notar, num segmento que tem sido dominado continuamente pela mesmas dezenas de apps que "todos" instalam; e onde muitas vezes a ânsia de aumentar os lucros faz com que estas apps mais independentes exagerem na quantidade de publicidade que é exibida, ou na louca tentativa de esperarem que os utilizadores aceitem condições abusivas (como subscrições) para apps que vão usar apenas ocasionalmente ou por pouco tempo.

0 comments:

Enviar um comentário