21/01/2020

21/01/2020

UE quer ver o USB-C como norma nos smartphones


A UE vai voltar à carga com nova tentativa para impor a utilização de uma ficha USB-C standard em todos os smartphones, para reduzir milhares de toneladas anuais do lixo electrónico dos carregadores.


No passado a UE já tentou obrigar a utilizar portas USB para os carregadores, mas isso acabou por ser feito apenas do lado do carregador, não evitando que modelos como os iPhones continuassem a utilizar a sua ficha lightning proprietária. É por isso de imaginar que esta nova tentativa de obrigar a utilizar USB-C pudesse acabar por ter o mesmo efeito - significando que os fabricantes apostariam em carregadores com ficha USB-C, mas sem que isso pudesse excluir cabos com uma ficha diferente na outra ponta.

Mesmo que assim fosse, a transição para o USB-C seria bem vinda, e ajudaria seguramente a acelerar a sua adopção, que tem vindo a acontecer lentamente ao longo dos últimos anos.

No entanto, seria também necessário obrigar que os fabricantes não só utilizassem carregadores USB-C, mas que também o fizessem devidamente. Já vimos no passado cabos e carregadores que não seguiam devidamente as normas e podiam acabar por destruir equipamentos (e até mesmo quando eram cabos de fabricantes bem cotados). É certo que já passou bastante tempo desde então e as coisas estão mais normalizadas nesse aspecto, mas espero que esse pormenor não fique "esquecido"...

0 comments:

Enviar um comentário