18/02/2020

18/02/2020

Asus lança Android 10 (beta) para o ZenFone Max Pro (M2)


O ZenFone Max Pro (M2)  foi lançado com Android 8 Oreo, tendo que aguardar alguns meses até receber o update para Android 9 Pie, com esta actualização a chegar em finais de Abril de 2019. Passados mais de seis meses sobre o lançamento do Android 10, o  ZenFone Max Pro (M2) aguarda ainda pela disponibilização da mais recente versão no Android, algo que poderá vir a acontecer em breve.


Este smartphone de gama média, apresenta um ecrã FHD+ (2280 x 1080) de 6.3” IPS, processador  Snapdragon 660, que vem acompanhado de 6GB de RAM e 64GB para armazenamento, expansível através do já referido cartão microSD. A dupla de câmaras traseira é constituída por um sensor Sony IMX486 de 12MP com abertura f1.8 e um segundo sensor de 5MP, utilizado no modo retrato / percepção de profundidade. A câmara frontal tem 13MP e uma abertura f2.0. De referir que é possível utilizar uma versão modificada da Google Camera, a qual permite obter resultados bastante interessantes, sobretudo nos cenários com pouca iluminação, com os algoritmos da Google a mostrarem toda a sua qualidade.

O grande destaque vai no entanto para a bateria, com uns imponentes 5000mAh, sendo esta um grande de uma autonomia estendida. O carregamento é que é mais lento, com uma carga completa a demorar cerca de 3 horas a ser finalizado.

Aquando do seu lançamento, o ZenFone Max Pro (M2) tinha como atractivo o facto correr uma versão do Android sem modificações (stock), algo que além de não sobrecarregar o processamento, poderia também contribuir para a disponibilização de actualizações mais céleres.  Não sido contudo esse o caso, com a Asus a ser mais lenta que o desejável a disponibilizar as actualizações do Android.






Uma visita ao site de suporte para este smartphone, revela uma novidade muito interessante. A Asus está a disponibilizar uma versão de testes com o Android 10 para o ZenFone Max Pro (M2), assim como um firmware que permite fazer downgrade para o Android 9 Pie, a quem assim o desejar.





Claro está que não possível resistir à curiosidade, pelo que procedemos à instalação manual desta actualização. De referir que a instalação deste firmware só pode ser efectuada desta forma, não aparecendo a mesma no smartphone, quando se activa a função de pesquisa de actualizações.


Pelo que foi possível observar, este firmware está a correr sem problemas, estando por isso muito próximo da versão final. Com este Android 10, o utilizador passa a contar com o novo sistema de gestos, interface escura, respostas rápidas na área de notificações, menu de partilha optimizado, modo sem distracções, novo sistema de permissões e actualizações de segurança via Play Store.


Claro está, que não deverão instalar este firmware no smartphone, caso se trate do vosso equipamento principal. O mais sensato será aguardarem pela chegada da versão final, algo que possivelmente deverá ocorrer até final do mês.

0 comments:

Enviar um comentário