09/02/2020

09/02/2020

Google Photos compromete privacidade ao enviar vídeos a desconhecidos


A Google revelou que um erro fez com que os vídeos privados de alguns utilizadores no Google Photos tivessem sido enviados para desconhecidos que solicitaram a exportação dos dados via Google Takeout.


Só agora a Google começou a avisar alguns utilizadores de que os seus vídeos no Google Photos poderão ter sido indevidamente enviados para estranhos que solicitaram o download dos dados via Takeout. A situação terá ocorrido entre 21 e 25 de Novembro de 2019, e volta a relembrar que o conceito de "dados privados" e "cloud" parece ser realmente incompatível (a não ser, talvez, que se recorresse a encriptação end-to-end, para que mesmo neste tipo de situações os dados não fossem utilizáveis por um estranho que os pudesse receber).



A Google tenta minimizar a gravidade da situação dizendo que "apenas" 0.01% dos utilizadores que pediram os Takeouts foram afectados; mas para um serviço com mais de mil milhões de utilizadores, mesmo 0.01% pode representar 10 milhões de utilizadores afectados. E mesmo que fossem apenas 10 ou 100, o problema seria igualmente grave e inaceitável.

Será o preço a pagar pela conveniência de ter as fotos guardadas na cloud e sem a preocupação de backups locais. No entanto, demonstra também como será melhor assumir que, se está na cloud - por muito privado e protegido que nos garantam que estejam - será melhor assumir que será apenas uma questão de tempo até que se arrisquem a ser acedidos por estranhos (neste caso, sem sequer ter sido devido ao trabalho de hackers, mas sim através da entrega dos vídeos "em bandeja" pela própria Google).

0 comments:

Enviar um comentário