16/05/2020

16/05/2020

OnePlus 8 com visão de raios-X


O OnePlus 8 vem equipado com um conjunto de quatro câmaras, sendo que uma delas permite obter alguns resultados curiosos devido ao facto de não contar com filtro IR, o que para certos objectos lhe dá uma verdadeira visão de raios-X.


A câmara de 5MP "Color Filter" do OnePlus 8 é utilizada para obter informação de cor para complementar as outras câmaras, mas se os utilizadores activarem o filtro "Photochrome" na app da câmara, conseguem ter acesso às imagens vistas através desse sensor, com resultados que poderão ser surpreendentes, como mostra o seguinte vídeo.


Alguns tipos de plástico e outros materiais são transparentes aos infra-vermelhos, fazendo com que objectos como alguns controlos remotos que são opacos à vista normal se possam tornar transparentes quando vistos através deste modo da câmara.

Isto é algo que normalmente não está acessível aos utilizadores uma vez que a maioria dos sensores das câmaras leva um filtro para cortar o espectro IR por forma a não adulterar as cores que consideramos naturais; mas há muitos exemplos na internet de pessoas que abrem câmaras para remover os filtros IR para obterem fotos e vídeos diferentes - e, por exemplo, os utilizadores até podem optar por escolher a câmara do Raspberry Pi com filtro ou sem filtro IR, sendo esta última adequada para efeitos de vigilância com visão nocturna usando LEDs IR para "iluminar" espaços escuros sem luz visível.

Para alguns de vocês isto não será novidade, podendo recordar-se das câmaras da Sony com Night Vision do final do século passado, que graças à capacidade IR tinham como efeito secundário conseguir ver através de alguns tipos de roupa! :)

0 comments:

Enviar um comentário