08/10/2020

08/10/2020

Análise ao powerbank Aukey PB WL-02



Com a disponibilização de baterias com cada vez maior capacidade, passíveis de receberem uma elevada percentagem de carga em poucos minutos, a autonomia quase que acaba por passar para segundo plano, com os consumidores a centrarem as suas atenções em outros aspectos, como é o caso das câmaras, IP rating ou carregamento sem fios.


Há contudo quem não passe sem um sistema de apoio, capaz de garantir a extensão da autonomia do smartphone ou tablet, quando longe de uma tomada eléctrica. Para estes consumidores, os powerbank continuam a ser um acessório indispensável, sendo um residente permanente nas mochilas e sacos de viagem.

A Aukey é uma marca conhecida pela diversidade de acessórios para equipamentos móveis, com os powerbank a serem um dos exemplos de sucesso no mercado. O PB-WL02 que hoje temos em análise, é a mais recente proposta da marca para este segmento de produto, apresentando-se com algumas características diferenciadoras, que procuram responder a um mercado virado para a mobilidade.

Unboxing



A caixa, pensada para respeitar a ecologia, segue a linha de outros produtos apresentados anteriormente, com o cartão reciclado a ser uma constante.




Ao abrir a caixa, logo em primeiro plano, o cartão de boas vindas que é imagem de marca da Aukey.




Dentro da caixa, o powerbank dentro de um plástico para protecção de riscos inusitados, um cabo USB A - USB C, o manual de utilizador e o já referido cartão de boas vindas.

O Powerbank Aukey PB-WL02



O PB-WL02 apresenta um formato rectangular com as laterais arredondadas. Mede 155x75x15mm e pesa 242g, sendo este o peso e volume que terão de transportar adicionalmente, para garantir um carregamento em qualquer lugar.




As ligações estão numa das laterais, com o powerbank a apresentar uma porta USB tipo A e uma porta USB tipo C, junto às quais se encontram os leds de indicação da carga e o led de estado para o carregamento sem fios, sendo esta uma das particularidades do PB-WL02.




Outros dos destaques, são o apoio removível na traseira, o qual permite manter o powerbank numa posição inclinada, ideal para a visualização de conteúdos, enquanto o smartphone carrega,quer através do sistema sem fios, quer através de um cabo.



Para que o smartphone se mantenha em posição, o powerbank tem um apoio na zona frontal, que apesar de relativamente curto e com pouca profundidade, é suficiente para manter o terminal equilibrado e em posição, graças à pequena curvatura que apresenta.

Em utilização

Não sendo propriamente pequeno e leve, este powerbank da Aukey é facilmente transportável num bolso das calças ou casaco, perdendo-se facilmente por entre o conteúdo de uma mala ou mochila. O facto de apresentar arestas arredondadas contribui para que tenha um toque bastante agradável.



Como em qualquer outro powerbank, basta ligar um cabo a uma das portas, para se iniciar o processo de carregamento. Se por alguma razão isso não acontecer, podem sempre carregar no botão para activar o carregamento sem fios ou, em alternativa, desligar e voltar a ligar o cabo USB.


Huawei Matebook D 14 a ser carregado pelo Aukey PB-WL02


As portas USB apresentam a seguinte capacidade de carga:
  • USB-C saída: (Power Delivery 3.0) DC 5V 3A / 9V 2A / 12V 1.5A
  • USB-A saída: (Quick Charge 3.0) DC 5V 2.4A / 9V 2A / 12V 1.5A


As duas portas disponibilizam uma potencia máxima de carregamento de 18W, algo que entrando no que actualmente se classifica como carregamento rápido, acaba por ficar bastante longe da potência que alguns sistemas de carregamento proprietário já disponibilizam. O facto de estarem sobre o chapéu das marcas, acaba por de alguma forma dificultar a sua disponibilização de forma mais abrangente, em sistemas de terceiros, o que também leva a que a velocidade de carregamento deste powerbank nem sempre atinja a potência máxima.




Já há vários anos que estão disponíveis no mercado powerbanks de elevada capacidade, com capacidade superior aos 10000mAh deste Aukey PB-WL02. O seu carregamento era por norma efectuado através de uma porta microUSB capaz de disponibilizar 2,5 ou 4,5W, o que implicava longos tempos de carregamento, com uma noite a não ser suficiente para os powerbanks com 20000 ou mais mAh.




Felizmente já temos uma tecnologia mais desenvolvida, como no caso deste Aukey PB-WL02, com o seu carregamento a poder ser feito através da porta USB-C, a 5V 3A ou 9V 2A, num máximo de 18W. Mais uma vez, não sendo ultra rápido, acaba por pulverizar os resultados dos powerbanks mais antigos.


Mate 20 Pro em carregamento rápido wireless no PB WL-02


Este powerbank, além de permitir carregar outros equipamentos através das duas portas USB, permite igualmente o carregamento sem fios, de equipamentos que suportem esta tecnologia. O Aukey PB-WL02 disponibiliza o carregamento sem fios em três níveis de potencia, 5W, 7.5W, e 10W.

Para carregar o smartphone, haverá que o colocar sobre o powerbank, sendo que preferencialmente, poderão sempre tirar partido dos dois apoios para este processo. O processo de carregamento só se inicia com a pressão do botão na lateral do powerbank, com o led de estado a dar conta desta situação.

Os 10000mAh quando convertidos para carregamento dos equipamentos, possibilitam a carga de um iPad Pro 11 de primeira geração até aos 86%. Podem igualmente carregar vários smartphones, com este powerbank da Aukey a permitir uma carga completa do Mate 20 Pro da Huawei, uma carga completa do iPhone X, sendo ainda capaz de uma segunda carga desta versão do iPhone, até aos 26%




Como curiosidade, o facto de poderem utilizar em simultâneo as duas portas USB e o sistema de carregamento sem fios, sendo que nesta situação, a potência de carga vai baixar consideravelmente.



Apreciação final


Num segmento de produto onde não faltam muitas e variadas opções, a Aukey tem neste powerbank PB-WL02 uma proposta bastante interessante. Os 10000mAh ficam a meio caminho de um powerbank de grande capacidade, mas acabam por ser suficientes para carregador dois smartphones.

Os 18W de potencia máxima acabam por ser o mínimo que se exige de um equipamento que suporte carregamento rápido, havendo no entanto alternativas capazes de disponibilizarem um potência de carregamento mais elevada. Se tiverem um iPhone recente, poderão garantir 50% de carga em apenas meia hora, utilizando para isso a porta USB-C.

O carregamento sem fios até 10W é um extra muito interessante, complementado pelos dois apoios, que permitem manter o smartphone a carregar em modo paisagem, podendo o utilizador interagir com o mesmo, durante o processo de carregamento.


Aukey PB-WL02

Prós

  • Design
  • Carregamento sem fios


Contras

  • Apenas 18W
  • 10000mAh podem ser curtos



0 comments:

Enviar um comentário