25/10/2020

25/10/2020

tem.REDE? mostra cobertura móvel em Portugal

A Anacom disponibilizou uma ferramenta - tem.Rede? - que mostra a cobertura da Vodafone, NOS e MEO em Portugal.

A excelente cobertura que os nossos operadores de telecomunicações tanto referem frequentemente para justificar os preços elevados praticados em Portugal, continua a não chegar a todos os portugueses. Para ajudar a ficar com uma melhor ideia do verdadeiro panorama da cobertura móvel no nosso país, a Anacom lança o tem.REDE?.

O tem.REDE? (que embora tenha conseguido escapar ao inglês do StayAwayCovid mas peca por um nome infeliz, com ponto e ponto de interrogação que complicará a criação de um domínio adequado) permite visualizar as condições da rede para os principais operadores nacionais e nas diversas vertentes do serviços 2G, 3G e 4G.

Importará referir que, ao contrário dos mapas de cobertura baseados em informação recolhida pelos próprios clientes, neste caso estamos perante um mapa que se baseia unicamente nos dados fornecidos pelos próprios operadores, e que salvaguarda desde logo vários factores:
  • As coberturas disponibilizadas foram calculadas recorrendo a modelos teóricos validados pelos operadores móveis, considerando que para efeitos de recepção o equipamento do utilizador se encontra a uma altura de 1,5 metros acima do solo e no espaço exterior. Os limiares técnicos de recepção por serviço (Voz, SMS, MMS e dados móveis) foram acordados entre os operadores móveis e a ANACOM;

  • As coberturas das redes móveis podem variar em função de diversos factores tais como o local onde se encontra, a distância entre esse local e a estação de base, o número de utilizadores em simultâneo, a existência de obstáculos e as características do equipamento terminal, entre outros;

Ou seja, são resultados teóricos, que nem sempre poderão reflectir com exactidão as condições reais no terreno, e para os quais não está sequer contemplado qualquer tipo de sanção por disponibilização de dados "errados".

Seja como for, será sempre mais uma ferramenta a ter em conta para se avaliar a qualidade teórica da rede de determinado operador em determinada região. Sabendo-se que, na maior parte das vezes, isso será ainda melhor avaliado falando com as pessoas que por lá usam um ou outro operador e têm a verdadeira experiência de como a coisa se comporta no terreno.

Por: Carlos Martins

0 comments:

Enviar um comentário