20/11/2020

20/11/2020

Milhões de smartphones Android "morreram" no Android 7 ou mais antigo

A Google deixou de disponibilizar estatísticas públicas sobre as versões do Android, mas revela que um terço dos Android ainda permanece na versão 7 ou anterior.

Embora a Google tenha deixado de disponibilizar as estatísticas públicas da distribuição das versões Android, continua a disponibilizar informação equivalente aos developers. E a propósito do fim do acesso HTTPS no Let's Encrypt para os equipamentos Android mais antigos, foi revelada uma tabela supostamente actualizada que permite ver o panorama actual das versões Android.

Segundo esta imagem, supostamente referente a Setembro de 2020, vemos que uma app feita para ser compatível com a API 25, equivalente ao Android 7.1 Nougat, chegará a 66.2% dos equipamentos Android activos - o que por outro lado significa que os restantes 33.8% dos equipamentos Android permanece no Android 7 ou anterior.

Por outro lado, esta tabela faz ressurgir também várias perguntas, pois os seus valores são exactamente os mesmos que foram revelados em Abril, quando a Google anunciou que iria deixar de apresentar os valores publicamente; e não é credível que nestes últimos seis meses não tivesse havido alterações a nível da adopção do Android 10 (a não ser, talvez, que o mais recente Android 11 ainda tenha expressão sub 1% e a Google não queira apresentar valores actualizados até que essa situação se altere).

Seja como for, continuará a ser vergonhoso que, segundo esta tabela oficial apresentada pela Google, o Android 10 lançado há um ano, ainda nem sequer atinja 10%(!) dos equipamentos Android.

0 comments:

Publicar um comentário