14/12/2020

14/12/2020

Fotografia com câmara digital e smartphone: um manual com mais de 100 dicas


Os smartphones são cada vez mais uma alternativa às câmaras, mas há que os saber explorar para garantir bons resultados. Este livro tem mais de 100 dicas para ajudar a conseguir esse objectivo.

A editora FCA Design anuncia a publicação do livro “Fotografia Com Câmara Digital e Smartphone”, escrito pelo engenheiro e fotógrafo Alexandre Barão, com revisão técnica do também fotógrafo e realizador de moda João Carlos, vencedor do prémio Hasselblad Master (2010), e ilustração de Filipe Duarte - responsável pela ilustração da biografia “Rafael Bordalo Pinheiro: Uma Vida em Desenhos”, vencedora do prémio Melhor Publicação Independente, nos Troféus Central Comics 2020.

 

A fotografia é uma realidade ao alcance de todos e o smartphone é o instrumento mais utilizado para tirar e publicar imagens. Partindo deste argumento, este novo livro une conceitos estéticos e estratégias técnicas através de uma escrita didática, simples e acessível, para todos os que pretendem aprender um pouco mais sobre o mundo da fotografia digital. Inclui, por isso, mais de 300 fotografias de exemplo, 100 dicas e 80 ilustrações, entre outros conteúdos de relevo.

 

A obra fornece aprendizagens completas e transversais a todo o processo fotográfico, em vertentes como o campo da composição da imagem, luz e cor, exposição e profundidade de campo, técnicas fotográficas criativas, diferentes áreas da fotografia e divulgação de trabalhos fotográficos.

 

No âmbito da criação fotográfica, é importante entender o seu contexto. Por esta razão, este livro aborda ainda a história da fotografia. A realização da imagem não fica completa sem a fase de edição, fundamental para a criação da mensagem que se pretende transmitir, igualmente abordada nesta obra. Através destes conteúdos, o livro fornece ao leitor(a) instrumentos para entender o cruzamento entre vertentes e técnicas artísticas, de modo a preparar-se para construir o seu processo criativo.

 

Atualmente, nada existe sem que lhe seja associada uma imagem. Deste modo,Fotografia com Câmara Digital e Smartphonevai ao encontro de um mercado muito procurado e convergente com diversas áreas profissionais, como o desenvolvimento de imagem para sistemas e aplicações informáticas, páginas web, imagem corporativa, personal branding, arquitetura, gestão documental, cobertura de eventos e fotografia de produto, entre outras. O livro é também dirigido a todas as pessoas que tenham smartphone ou câmara digital e queiram aprender e desenvolver competências na área da fotografia digital.

 

O livro conta com a colaboração de 20 prestigiados fotógrafos que, através de imagens de elevada qualidade, contribuíram para o objetivo de uma maior compreensão dos processos técnicos e das diferentes linguagens visuais, assim como para enriquecer a qualidade pedagógica, técnica e artística do livro.

 

 

Capítulos – Principais conteúdos:  

·         A (r)evolução da fotografia

·         Cultura visual

·         Características da luz e da cor

·         Construir uma fotografia

·         O equipamento fotográfico

·         Fundamentos essenciais para fotografar

·         Técnicas fotográficas criativas

·         Edição de imagens

·         O projeto fotográfico

·         O passo seguinte


Sobre o livro:

 

“Fotografia Com Câmara Digital e Smartphone”

ISBN: 978-972-722-917-8

Nº de páginas: 312

PVP: 33,31

 

 

Sobre os autores:

 

Alexandre Barão
Doutor em Engenharia Informática e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico e docente de carreira com elevada experiência no ensino superior. Enquanto fotógrafo, é detentor de uma sólida base técnica, realizando frequentemente fotografia de rua, bem como fotografia de cena. De igual modo, as suas imagens já foram publicadas em diversos projetos editoriais. Diretor do Curso Profissional de Técnico de Fotografia do Liceu Camões

João Carlos (revisão técnica)
Versátil fotógrafo e realizador de moda, publicidade e artes plásticas, que se desloca entre Nova Iorque e Lisboa. Atualmente, trabalha como freelancer para agências de publicidade, revistas, confeções de moda e empresas de beleza, em todo o mundo. Com uma sólida formação técnica, cria imagens e vídeos maravilhosos com uma grande variedade de estilos, bem como imagens comerciais limpas e fotografias de retrato que revelam as atitudes e sentimentos dos seus modelos. Em 2010, ganhou o prestigioso prémio Hasselblad Master. Em 2019, foi nomeado o Fotógrafo Europeu do Ano em duas categorias distintas: retrato e moda

Filipe Duarte (ilustração)
lustrador freelancer. Como editor da Znok, publicou várias histórias da sua autoria. Também colaborou em fanzines/revistas como Kzine, Zona Monstra, Zona Nippon, a revista australiana Something Weird e Portugal 2055. Recentemente, publicou a novela gráfica A Última Nota, em colaboração com o escritor André Mateus. Em 2019, ilustrou a biografia Rafael Bordalo Pinheiro: Uma Vida em Desenhos, vencedora do prémio Melhor Publicação Independente, nos Troféus Central Comics 2020.

 

 

Com a participação dos fotógrafos:

André Boto

André Brito

DiArte

Diogo Lage

Frederico van Zeller

Hugo Silva

Hugo Suíssas

João Azevedo

José Fragoso

Luís Godinho

Luís Mileu

Miguel Lopes

Pau Storch

Pedro Gomes

Pedro Nóbrega


0 comments:

Publicar um comentário