05/12/2020

05/12/2020

MS quer abrir Windows para as Apps Android

A MS está a trabalhar no Project Latte que visa facilitar a execução de apps Android no Windows 10, como forma de responder ao novo macOS da Apple e a sua capacidade de correr apps iOS nos Macs com chip M1.

Há muito que é possível correr apps Android em Windows usando emuladores como o Bluestacks, mas este Project Latte da Microsoft aposta noutra abordagem, aparentemente tirando partido do subsistema Linux no Windows 10 (WSL) a correr Android directamente sem emulação, e com interligação ao resto do sistema operativo.

O resultado prático seria simplificar imensamente o processo de adaptar uma app Android de forma a correr no Windows sem penalização no desempenho, embora pareça que fiquem de fora os serviços da Google, fazendo com que este sistema acabasse por ficar num patamar idêntico ao que temos actualmente na Huawei, impossibilitada de aceder aos serviços e apps da Google.

Não parece o melhor início para algo que deverá ser apresentado como uma alternativa à unificação que se tem verificado no lado da Apple com o macOS + iOS, mas teremos que esperar pela apresentação oficial deste Project Latte da MS, para ver as suas capacidades e avaliar as suas intenções a mais longo prazo.

0 comments:

Enviar um comentário