18/01/2021

18/01/2021

App Stayaway Covid com baixa taxa de retenção

Numa altura em que passamos por nova vaga complicada de Covid-19, com número recorde de infectados, a app Staway Covid revela-se um falhanço completo.

Há muito que se pede que fossem disponibilizados dados sobre a eficácia da utilização da app, e agora ficamos a saber que o sentimento geral é de desilusão. Dos 2.95 milhões de portugueses que a instalaram, apenas 1.15 milhões continuam a usar a app. Mas mais esclarecedor é que, apesar de em Portugal já se terem ultrapassado os 520 mil casos confirmados, nos últimos 5 meses apenas foram enviados 2708 alertas de contágio.


O Inesc Tec atira as culpas para a falta de organização e formação dos médicos, e tenta agora fazer alterações (se a CNPD aprovar) para que os códigos possam ser enviados directamente para o smartphone dos cidadãos em vez de terem que solicitar o código ao médico - coisa que aparentemente raramente é feita.

De qualquer forma forma fica demonstrado aquilo que se criticou desde o início, de que a app não seria funcional e não traria qualquer vantagem prática - e não adiantará estar a atirar as culpas para uns ou para outros.

É triste vermos esta situação de nova vaga galopante numa altura em que já se deu início ao plano de vacinação anti Covid-19, e que significará que mais alguns milhares de portugueses irão morrer num fase em que potencialmente já poderiam ter sido salvos pela vacina.

1 comentário:

  1. Já nem o Costa a deve ter instalado...

    Com tão poucos códigos disponibilizados, torna-se inútil ou quase insignificante.

    É pena, eu até acho que a existir, teria de ser obrigatória e com introdução de códigos automáticos.

    ResponderEliminar