12/01/2021

12/01/2021

Sabia que pode esconder a casa no Google Street View?

O Google Street View permite-nos passear virtualmente pelo mundo como se estivéssemos lá, mas há quem possa preferir que a sua própria casa não fique exposta para que todo o mundo a possa ver.

Há muito que a Google aplica filtros automáticos de privacidade aos rostos das pessoas e matrículas de veículos que são apanhados nas imagens do Street View, mas por vezes essa detecção automática pode não funcionar como é suposto, sendo possível fazer pedidos manuais para esconder esse elementos. O que a maioria das pessoas poderá não saber, é que também é possível fazer pedidos para esconder a própria casa ou outros elementos.

O processo é exactamente o mesmo para todos os elementos. Primeiro temos que dar um salto ao Google Maps e ir para o local em questão usando o Street View.

De seguida clica-se na opção "Report a problem" no canto inferior direito.
Isto leva-nos para um formulário que nos pede mais informação sobre o elemento a esconder - se é um rosto, matrícula / veículo, casa, ou outro elemento - podendo pedir informação adicional para esclarecer a situação.

Não fica explicado como é que a Google valida que a casa pertence efectivamente à pessoa que está a fazer o pedido (para evitar que alguém se dedique a andar a esconder casas alheias), nem tão pouco como é que lida com casas que possam ter sido vendidas, e que o novo dono deseje manter visível no Street View. É que, segundo o que a Google diz, todos os pedidos para esconder elementos no Street View são permanentes.

Por isso, usem com a devida cautela, não vá daqui por uns anos precisarem de espreitar alguma coisa da vossa casa como estava no passado, e depois não poderem.

0 comments:

Enviar um comentário