27/02/2021

27/02/2021

Samsung de regresso ao WearOS?

Depois de ter abandonado o Wear OS em favor do Tizen, a Samsung parece estar a preparar nova alteração de rumo, abandonando o Tizen e regressando ao Wear OS.

A Samsung disse adeus ao Wear OS nos seus smartwatches em 2014, quando Wear OS ainda era conhecido comoAndroid Wear, preferindo optar pelo seu próprio Tizen. Mas agora surgem rumores de que a Samsung prepara um regresso ao Android nos smartwatches, que poderá ser feito já com os novos Galaxy Watch Active 3 ou 4.

A grande incógnita por agora, assumindo que os rumores se concretizarão, é saber se a Samsung vai adoptar o Wear OS standard, ou se se prepara para usar apenas a sua base e aplicar-lhe um interface personalizado, como a Xiaomi tem feito nos seus smartwatches. É uma opção que permitiria aumentar a diferenciação face a outros smartwatches Wear OS, mas que também poderia complicar (atrasar) as actualizações, que no Wear OS "base" se têm comportado relativamente bem, chegando a smartwatches com anos de diversas marcas - em contraste com o triste panorama das actualizações do Android nos smartphones.

Há ainda a possibilidade da Samsung também recorrer ao Android (não Wear OS) como base e alterá-lo para servir os seus propósitos (ao estilo do Android Go), mas isso implicaria ainda mais alterações e complicações para a sua manutenção a longo prazo - algo que seguramente quererá evitar se está a considerar afastar-se do Tizen.

0 comments:

Enviar um comentário