28/03/2021

28/03/2021

Snapdragon 775 será feito em 5nm como o 888

O próximo chip Qualcomm Snadragon 775 para a gama média vai ser feito com a mesma tecnologia utilizada para o topo de gama SD 888.

Embora o Snapdragon 888 seja o mais poderoso chip da Qualcomm neste momento, destinado a todos os smartphones topo de gama, tão ou mais importante são os chips destinados aos modelos de gama média e média-alta, que acabam por conquistar maior fatia de mercado - especialmente quando se tem em conta que, nos últimos anos, estes chips de gama média acabam por ser mais que suficientes para proporcionar uma experiência de utilização "de luxo", e que até evita as chatices com o aquecimento com que os chips topo de gama se têm que debater sempre que tentam tirar partido da sua potência por mais que alguns segundos.

O sucessor do muito bem recebido 765 parece já ter sido apanhado em leaks, e parece ter tudo o que é preciso para continuar essa boa tradição. Para começar, temos a boa notícia de que o novo Snapdragon 775 será produzido num processo de 5nm, tal como o Snapdragon 888.
O Snapdragon 775 terá variantes 5G e não 5G, para acomodar uma gama mais ampla de modelos e preços, e suporta RAM LPDDR5 de 3200MHz, vem com GPU melhorado, e também com um Spectra (processador das câmaras) que dá o salto do anterior 355 para o 570, podendo usar três câmaras de até 28MP em simultâneo. E no ecrã, podemos ter ecrãs até 4K a 60fps ou, mais apropriado para o seu segmento, ecrãs Full HD+ até 120fps.

Estas novidades devem deixar o SD775 num patmar bastante próximo, ou até suprior, que o anterior SD870 de 7nm, o que abre boas perspectivas para os smartphones de gama média que deverão chegar ao mercado lá mais para o final do ano. Neste momento a Qualcomm ainda não apresentou este chip, e o facto de haver alguns detalhes que ainda parecem estar por esclarecer, faz suspeitar que ainda falte algum tempo para que isso aconteça.

0 comments:

Enviar um comentário