28/04/2021

28/04/2021

Dicas para proteger a sua rede WiFi



A Devolo partilha algumas sugestões para melhorarem a segurança da vossa rede WiFi.


Segurança Wi-Fi é segurança de dados

Em quase todas as casas, o Wi-Fi privado está ligado à rede doméstica, o que significa que, em teoria, ele oferece a “guests” – até mesmos àqueles que não foram convidados – acesso a dados sensível, além de largura de banda. Quando uma pessoa ganha acesso ao Wi-Fi de outro utilizador, isto permite-lhe fazer coisas como descarregar grandes quantidades de dados sem pagar. Estas pessoas podem inclusive fazer com que o proprietário da ligação tenha problemas devido ao download de materiais ilegais. A situação pode ser ainda mais séria quando intrusos se apoderam de dados pessoais, webcams ou outros dispositivos. Felizmente, configurar uma proteção forte para a sua rede privada não é complicado. São precisos apenas alguns passos e qualquer utilizador pode fazê-lo sem conhecimento especializado. O especialista em redes domésticas devolo partilha algumas dicas importantes.

Escolher a palavra-passe certa

A proteção digital para a sua rede doméstica começa com uma palavra-passe forte. Para o seu Wi-Fi em particular, a devolo sugere não recear usar uma palavra-passe complexa. De qualquer das maneiras, na maioria dos casos, apenas irá precisar de a introduzir uma vez por dispositivo. Escusado será dizer que deve obedecer aos mesmos princípios que, em geral, se aplicam a palavras-passe seguras.

  • As palavras-passe devem ser tão longas quanto possível e devem conter letras, números e caracteres especiais;
  • Elas devem usar combinações de caracteres únicos em vez de palavras do dicionário.

Configurar uma ligação guest Wi-Fi

Pode conseguir uma proteção extra estabelecendo uma ligação separada para convidados com as suas próprias autorizações: os seus convidados – sejam eles bem-vindos ou não – serão excluídos da sua rede doméstica real e não terão qualquer acesso aos seus dados. Isto também lhe dá a opção de atribuir uma palavra-passe mais fraca ao seu guest Wi-Fi. Pode escolher uma palavra-passe que seja mais fácil de partilhar com outras pessoas sem correr riscos sérios. Outra vantagem: pode limitar a ativação da sua ligação guest aos horários em que realmente tem convidados em sua casa. Em todas as outras alturas, o guest Wi-Fi permanecerá descativado, o que significa que não estará sequer disponível como um possível ponto de ataque. Naturalmente, esta última dica também pode ser usada para toda a sua rede Wi-Fi doméstica. Pode simplesmente desligá-la quando não estiver em casa.

Instalar atualizações de segurança

Mantenha todos os dispositivos atualizados em sua casa que dirigem o fluxo do tráfego de dados. Os fabricantes mais populares lançam frequentemente atualizações de firmware que incluem novas funções para melhorar o desempenho ou para lhe permitir colmatar quaisquer falhas de segurança que possa ter. A devolo recomenda que não opte por atalhos. Verifique regularmente por novas atualizações disponíveis. A maior parte dos dispositivos de última geração fornecem mesmo a opção de permitir atualizações automáticas.

Hardware com proteção suficiente

O mais importante, porém, é que confie em dispositivos que ofereçam normas de segurança de ponta. Estes incluem, acima de tudo, as atuais normas de encriptação WPA2 e WPA3. Estas normas protegem a sua rede doméstica utilizando uma encriptação poderosa. Elas facilitam a ligação da rede a dispositivos finais compatíveis e fornecem funções de segurança adicionais para se defender de atacantes externos.

 

devolo fornece uma opção para tornar a sua rede Wi-Fi segura e rápida: a série de produtos devolo Magic. Estes adaptadores podem ser utilizados com notável versatilidade e transformam qualquer tomada de energia num ponto de acesso à Internet de alta velocidade. Isto pode ser feito inteiramente com base nas suas necessidades individuais. Pode optar por uma solução com ou sem fios, e o apoio à mais recente norma de segurança WPA3 significa que está a acrescentar maior segurança à sua rede doméstica. Desfrute ainda de maior comodidade ao aceder ao guest Wi-Fi utilizando um código QR e configurando as definições na aplicação sempre que desejar.

A série de produtos devolo Magic

A forma ideal de começar a utilizar uma rede doméstica forte com a devolo é com o Starter Kit devolo Magic 1 WiFi mini com dois adaptadores por um preço de 99,90 euros. Os utilizadores mais avançados que optarem pelo devolo Magic 2 WiFi next Starter Kit, por 199,90 euros, obtêm uma forte combinação de Wi-Fi e LAN Gigabit que alcança verdadeiramente todos os dispositivos terminais. Com o devolo Mesh Wi-Fi 2 Starter Kit, por um preço de 249,90 euros, consegue uma rede Wi-Fi mesh nativa dentro das suas quatro paredes. Todos os preços já incluem IVA, e todos os produtos acima mencionados são compatíveis entre si para que a rede doméstica possa ser alargada de forma flexível. Além disso, a devolo fornece todos os produtos com uma garantia de fabricante de três anos. 

0 comments:

Enviar um comentário