29/05/2021

29/05/2021

Home Assistant com detecção de fugas e corte de água

As fugas de água em casa podem ter consequências catastróficas, mas com um pouco de trabalho também se podem juntar à lista de coisas que é possível evitar usando automação doméstica no Home Assitant.

Detectar fugas de água é extreamente simples, e económico. Basta usar um sensor de água como os da Xiaomi / Aqara. Isto já permitirá receber um alerta sempre que for detectada água (no chão por baixo da máquina de lavar, por exemplo). Mas claro que os mais ambiciosos não irão querer ficar por aqui, e também irão querer que o sistema consiga evitar danos adicionais, cortando a água, mesmo no caso de não estarem em casa.

Para isso as coisas tornam-se um pouco mais complicadas, pois será necessário arranjar forma de cortar o fornecimento de água na canalização - ou pelo menos, no fornecimento do acesso ao electrodoméstico ou zona em questão. Há alguns actuadores que prometem actuar sobre a alavanca das válvulas manuais, mas cujo funcionamento não é muito fiável, nem funcionará no caso das vávulas mais "perras". Pelo que a melhor solução embora mais trabalhosa, será instalar uma electroválvula, que permita abrir / fechar a água através de um controlo eléctrico (como um módulo Shelly, Sonoff, ou outro).

O seguinte vídeo descreve em detalhe todo o processo, tendo sido utilizada uma electoválvula da Lufberg, um sensor de água Aqara, e um Shelly com ESPHome, tudo controlado a partir do Home Assistant.


0 comments:

Enviar um comentário