14/11/2021

14/11/2021

Google abandonou notícias personalizadas no Google Assistant

A Google removeu a funcionalidade de notícias personalizadas no Google Assistant, passando a disponibilizar apenas as notícias em formato genérico.

A Google há muito que apostava em apresentar conteúdos de interesse ajustado a cada utilizador, e era também isso que fazia com o "Your News", que permitia ter uma selecção personalizada de notícias que podia ser ouvida a cada manhã num dispositivo tipo Google Home / Nest Hub. Mas essa funcionalidade foi removida, passando agora a disponibilizar apenas as notícias genéricas das fontes noticiosas que se escolher.
Não deverá ser coincidência que isto aconteça numa altura em que o Facebook está sob escrutínio quanto à forma como selecciona os conteúdos que apresenta a cada utilizador; podendo ser uma forma da Google se tentar manter afastada desse tipo de investigação.

De resto, diga-se que mesmo o feed de notícias que apresenta no Google Feed (no ecrã à esquerda do Home Screen nos Android), e que em tempos era um ponto obrigatório de passagem diário para mim, com todo o tipo de coisas interessantes, há muito que perdeu todo o valor, apresentando coisas sem nenhum interesse, por mais que diga que "não quero este tipo de notícias". Parece ter seguido o mesmo caminho das sugestões no teclado Gboard, que também estão cada vez piores.

Não deixa de ser preocupante olhar para trás e constatar ue coisas que usava frequentemente todos os dias: como o Hangouts, Google Feed (na altura Google Now), e o Gboard, se tornaram em coisas que agora se deixaram de usar ou estão em vias de tal acontecer.

0 comments:

Enviar um comentário