28/01/2022

28/01/2022

3 dicas de segurança




Da colecção " a segurança não ocupa lugar". 



Check Point Software Technologies Ltd. , fornecedor líder de soluções de cibersegurança a nível global, assinala o Dia Europeu da Proteção de Dados relembrando 3 práticas que contribuem para uma maior proteção dos dados pessoais e profissionais.

 

  1. Atualizar softwares: A Check Point aconselha seriamente todas as empresas a dispor, a todos os momentos, das mais recentes atualizações dos programas, aplicações e ferramentas necessárias à atividade corporativa. Uma atualização é, por norma, um melhoramento de um dado sistema, na qual se incluem patches de segurança que permitem a resolução de potenciais brechas de segurança. Assim, atualizar periodicamente todos os softwares empresariais terá um impacto significativo na minimização do risco de ser vítima de um ataque, aumentando o nível de segurança das organizações.
  2. Proteger os dispositivos móveis: De acordo com a Check Point Research, 0,8% das empresas portuguesas são impactadas por malware móvel por semana, em média. Com a generalização do trabalho remoto, a superfície de ataque aumentou, estendendo-se aos dispositivos móveis que agora operam em diferentes ambientes, para lá do escritório. Proteger estes dispositivos é selar possíveis vetores de ataque, o que, em si, minimiza a possibilidade de sofrer um ciberataque.
  3. Soluções anti-phishing: O phishing continua a ser uma tática de ataque bastante utilizada pelos ciberatacantes. O último Brand Phishing Report da Check Point dava conta de que a DHL é, atualmente, a marca mais utilizada para ataques de phishing, seguida pela Microsoft e pelo WhatsApp. Fica claro que os ciberatacantes continuam a procurar tirar proveito da generalização das compras online, do trabalho remoto e das redes sociais. Este cenário requer especial atenção a e-mails desconhecidos, especialmente se forem enviados anexos e links. A implementação de soluções especializadas anti-phishing que consigam detetar e bloquear estas ameaças é uma medida importna

 

Rui Duro, Country Manager da Check Point Software Technologies em Portugal

 

No final de 2021, a Check Point Research deu nota de que os ciberataques contra redes empresariais no mundo aumentaram escandalosamente, 50% em relação ao ano anterior. Em Portugal, sabemos que o aumento foi de 81%. A educação/investigação foi o setor mais visado, tanto a nível global como nacional, com as instituições portuguesas a registar uma média semanal de 2480 ataques por semana. Seguiram-se as organizações ligadas à saúde e os organismos públicos e do setor militar, em clara evidência de que para os atacantes não há zonas proibidas quando se trata de lucro. No Security Report de 2022 que lançámos, reparamos que o e-mail continua a ser um vetor popular para distribuir malware. Em Portugal, 89% dos ficheiros maliciosos chegam aos utilizadores via e-mail. Para lá do mundo empresarial, tornou-se claro também que os ataques em larga escala a infraestruturas críticas, como o incidente com a Colonial Pipeline, têm tido um impacto bastante real na vida das pessoas, ameaçando até a sua segurança física.

 

O Dia Europeu da Proteção de Dados é o memorando perfeito para indivíduos e empresas avaliarem o que chamamos de higiene de segurança, isto é, os seus protocolos de segurança e as práticas que garantem (ou não) a segurança dos seus dados. A Check Point está a começar 2022 com uma nova direção estratégica que segue o mantra: Merece a Melhor Segurança. Apesar de a adoção das práticas recomendadas por este dia ser um primeiro passo importante, é apenas isso: um primeiro passo. Mais do que nunca, quando o tema é a defesa dos seus recursos perante uma paisagem de ameaças cada vez mais sofisticada, sabemos que as empresas não se podem dar ao luxo de se contentar com o segundo melhor. Por isso mesmo, trabalhamos arduamente em tecnologias de ponta, como as recentemente anunciadas firewalls Quantum Lightspeed, e é por isso também que cada uma das nossas soluções de software é potenciada pela nossa plataforma global de inteligência em tempo-real.”

  

0 comments:

Enviar um comentário