12/11/2022

12/11/2022

Google trabalha modelo de linguagem de IA


O objectivo será suportar os 1.000 idiomas mais falados do mundo. 

Décadas de pesquisa levaram ao rápido e atual progresso da IA . Hoje a Google anuncia novas formas de como as pessoas podem ser beneficiadas a partir de  três áreas transformadoras da IA: primeiro, utilizar  a IA para tornar a tecnologia acessível em muitos outros idiomas. Em segundo lugar, explorar como a IA pode reforçar a criatividade. E em terceiro, a IA em prol do bem social, incluindo a adaptação climática.

1. Suporte a 1.000 idiomas com  IA


Hoje, estamos a anunciar o projecto 1.000 Languages Initiative, um compromisso ambicioso de construir um modelo de IA que dará suporte aos 1.000 idiomas mais falados, trazendo maior inclusão a milhares de milhões de pessoas em comunidades marginalizadas em todo o mundo. Como parte da nossa iniciativa e do nosso foco na multimodalidade desenvolvemos um Modelo de Conversação Universal — ou USM — que suporta mais de 400 idiomas, tornando-o na maior cobertura de linguagem vista num modelo de conversação até hoje. À medida que expandimos este trabalho, estamos a estabelecer  parcerias com comunidades em todo o mundo para obter dados de conversação representativos.


2. Capacitar criadores e artistas com IA


Os modelos geradores baseados em IA têm o potencial de libertar a criatividade, ajudando as pessoas de todas as culturas na sua expressão através de vídeo, imagens e design de uma forma que anteriormente não era possível.  Em breve, vamos trazer as nossas tecnologias de geração de texto para imagem para o AI Test Kitchen, que proporciona uma maneira de as pessoas aprenderem, experimentarem e darem opinião sobre a tecnologia de IA emergente. Estamos ansiosos para ouvir a opinião dos utilizadores sobre estas demos na AI Test Kitchen - segunda temporada. O utilizador poderá construir cidades temáticas com “City Dreamer” e criar personagens monstruosas amigáveis que se podem mover, dançar e saltar com “Wobble” — tudo isto utilizando prompts de texto.


3. Enfrentar as mudanças climáticas e os desafios de saúde com IA


A IA também tem também um grande potencial para mitigar os efeitos das mudanças climáticas, inclusive ajudar as pessoas na adaptação a novos desafios. Um dos piores são os incêndios florestais, que afetam hoje centenas de milhar de pessoas e estão a aumentar em termos de frequência e de escala. Hoje, temos o prazer de anunciar que avançámos no uso de imagens de satélite para treinar modelos de IA para identificar e monitorizar incêndios florestais em tempo real, ajudando a prever como os mesmos  podem evoluir e espalhar. Lançámos este sistema de monitorização de incêndios florestais na Austrália, EUA, Canadá e México e, desde julho, cobrimos mais de 30 grandes eventos de incêndios florestais nos EUA e Canadá, alcançando mais de 7 milhões de impressões na Pesquisa Google e no Maps para ajudar a informar os nossos utilizadores  e equipas de combate a incêndios.Também estamos a utilizar a  IA para prever inundações, outro padrão climático extremo exacerbado pelas mudanças climáticas. 


Conheça, em detalhe, este anúncio no post oficial assinado por Jeff Dean Google Senior Fellow and SVP, Google Research. 

0 comments:

Enviar um comentário