06/11/2022

06/11/2022

Lenovo registou 10º trimestre consecutivo com aumento da rentabilidade ano a ano


Lenovo apresenta resultados do segundo trimestre do Grupo. 


O resultado líquido do segundo trimestre cresceu 6% comparativamente ao ano passado para 541 milhões de dólares e as receitas do Grupo cresceram para 17,1 mil milhões de dólares, um aumento de 3% em termos homólogos.

 

Todas as unidades de negócio da empresa contribuíram com lucros operacionais positivos, demonstrando novos progressos no sentido do objetivo do Grupo de duplicar a rentabilidade a médio prazo. Adicionalmente, as ferramentas de crescimento diversificadas continuam a impulsionar um forte desempenho tanto com o negócio das soluções e serviços, como com o negócio das infraestruturas, vendo um crescimento homólogo elevado, de dois dígitos. Os negócios e serviços não PC representam agora mais de 37% do total das receitas do grupo. O balanço saudável de saldo do Grupo significa que continua empenhado em duplicar os investimentos em Investigação e Desenvolvimento (I&D) a médio-prazo, tendo crescido a despesa em I&D em 15% em termos homólogos neste trimestre.

 

Embora os atuais desafios externos persistam, a Lenovo mantém-se ágil e focada em prosseguir a sua atividade e em garantir a rentabilidade contínua, reequilibrando os recursos para potenciar os seus motores de crescimento diversificados e impulsionando eficiência e redução de despesas através do negócio.  Vê oportunidades de longo prazo construídas na sua fundação de New IT – cliente, edge, nuvem, rede e inteligência – à medida que as tendências globais de digitalização e transformação inteligente aceleram.  Os resultados do último trimestre, assim como dos últimos três anos, demonstraram que a combinação da estratégia da Lenovo, a forte execução e a operação resiliente estão a permitir que a empresa transcenda o ciclo da indústria. Isto, aliado ao seu portfólio de alta qualidade e inovador, cadeia de produção e fornecimento híbrido únicos, princípio e capacidade global/local, assim como liquidez saudável, ajudará a impulsionar mais oportunidades para proporcionar um crescimento sustentável e melhorar a rentabilidade.

 

Destaques Financeiros:

 

2º trimestre 22/23

US$ milhões

2º trimestre 21/22

US$ milhões

Alteração

 

 

Receitas do Grupo

17,090

17,869

(4%)

 

Rendimento antes de impostos

710

742

(4%)

 

Resultado Líquido (lucro atribuível aos detentores de capitais próprios)

541

512

6%

 

Resultado Líquido (lucro atribuível a detentores de capitais próprios – não-HKFRS) [1]

591

591

(0%)

 

 

Ganhos básicos por ação (cêntimos em dólares)

4.54

4.42

0.12

 

 

O Conselho de Administração da Lenovo declarou um dividendo intermediário de 8,0 cêntimos de HK por ação.

 

Citação do presidente e CEO - Yuanqing Yang:

"A Lenovo apresentou uma vez mais resultados sólidos, mesmo num mercado global desafiante, conseguindo uma melhoria de rentabilidade homóloga pelo décimo trimestre consecutivo e aumentando a receita em quase 3% (em moeda constante) ano a ano.  Os nossos negócios não PC estão a ganhar força e representam agora mais de 37% das nossas receitas. Tanto as soluções como os negócios de serviços e infraestruturas registaram um elevado crescimento de receitas de dois dígitos, ano a ano", diz Yuanqing Yang, Presidente e CEO da Lenovo. "Para a Lenovo, estes resultados comprovam que a nossa previsão estratégica, a resiliência operacional e o investimento consistente em motores de crescimento diversificados prepararam-nos bem para tempos desafiantes. Quer os mercados tradicionais estejam em expansão ou a contrair, a Lenovo cumpre consistentemente os seus compromissos e supera as expectativas de mercado."

 

Grupo de Soluções e Serviços (SSG): dinâmica contínua, proporcionando um forte crescimento e maior rentabilidade para o Grupo

Oportunidade:

O mercado de serviços de TI de biliões de dólares continua a crescer de forma constante, com um crescimento mais rápido a ser esperado no DaaS (Dispositivo como serviço), serviços geridos para data center, assim como Cloud e Edge Environment até 2025. Ao mesmo tempo, espera-se que o mercado de soluções verticais e gastos de serviços permaneça forte, incluindo soluções inteligentes de educação, retalho, cidade e fabrico.

 

Desempenho do 2º trimestre FY22/23:

·         No último trimestre, as receitas da SSG cresceram em 26% em período homólogo, melhorando ainda mais a sua margem operacional para 21,4%.

·         Todos os segmentos voltaram a proporcionar uma elevada rentabilidade e um forte crescimento.

·         Pela primeira vez, as receitas provenientes de soluções e serviços não ligados a hardware representam mais de metade do negócio da SSG.

 

Crescimento Sustentável:

·         A SSG continua a construir soluções horizontais abrangentes para indústrias verticais, como por exemplo a solução de Loja Digital da SSG incorporada no Lenovo AI Edge Server, que atualmente fornece um dos maiores retalhistas de alimentos do mundo para reduzir mais de 75% dos seus erros de auto-check-out sem a necessidade de intervenção dos colaboradores.

·         O desenvolvimento do portfólio de ofertas de sustentabilidade da SSG continua, com os serviços de compensação de CO2 alargados a mais produtos.

·         A recém-formada Lenovo PCCW Solutions, lançada em agosto de 2022, alcançou o sucesso inicial com sinergias empresariais à medida que olha para as oportunidades futuras.

 

 

Grupo de Soluções de Infraestruturas (ISG): ano de avanço continua com receitas e rentabilidade recorde

 

Oportunidade:

Só em 2025, o mercado de servidores deverá atingir os 134 mil milhões de dólares. Ao mesmo tempo, o mercado de infraestruturas de ponta vai crescer mais de 21% CAGR para atingir os 47 mil milhões de dólares, e o mercado de armazenamento ultrapassará os 36 mil milhões de dólares.

 

Desempenho do 2º trimestre FY22/23:

·         Receitas recorde de 2,6 mil milhões de dólares, um aumento de 33% em termos homólogos, com os lucros operacionais a atingirem um máximo de 36 milhões de dólares, marcando o 4º trimestre consecutivo de rentabilidade.

·         Os segmentos Cloud Service Provider e Enterprise/SMB superaram a previsão do mercado.

·         As receitas da Edge Computing quase quadruplicaram e o Armazenamento mais do que duplicou em termos homólogos, estabelecendo novos recordes.

 

Crescimento Sustentável:

·         O ISG continua a reforçar o seu portfólio abrangente de infraestruturas e a investir em inovação, nomeadamente na Edge and Services.

·         A  resiliência operacional foi ainda reforçada, à medida que a produção aumentou em novas fábricas na China, Hungria e México.

·         O ISG continua focado em ser um dos maiores fornecedores de soluções de infraestruturas de ponta a ponta no mundo, mantendo ao mesmo tempo um modelo de negócio sustentável e rentável.

 

Grupo de Dispositivos Inteligentes (IDG): manteve uma forte rentabilidade, superando a concorrência

 

Oportunidade:

Embora a dimensão do mercado dos PC e dos tablets tenha diminuído a curto prazo, devido ao ambiente macroeconómico, espera-se que continue a ser superior aos níveis pré-pandemia no longo prazo. A par dos PCs, o mercado de soluções baseadas em cenários continuará a crescer à medida que a Lenovo se expande a sua oferta de equipamentos inteligentes para espaços inteligentes.

 

Desempenho do 2º trimestre FY22/23:

·         O IDG manteve uma rentabilidade líder no setor de 7,4%, impulsionada pela excelência operacional e investimentos consistentes em inovações, nomeadamente nos segmentos premium de alto valor acrescentado.

·         O IDG superou os principais concorrentes e reforçou a sua posição global enquanto empresa de PC #1 do mundo. É agora nº1 em quatro de cinco geografias, ampliando a lacuna com os principais concorrentes, e é claramente o indiscutível nº1 no segmento comercial que representacerca de 65% do mix de receitas para PC da Lenovo.

·         O negócio smartphone alcançou o décimo trimestre consecutivo de rentabilidade, uma vez que continua a enriquecer o seu portfólio com novos produtos inovadores, ao mesmo tempo que defende as suas fortes posições de mercado de nº2 e nº3 na América Latina e América do Norte, respetivamente, e alcançando o hiper-crescimento nos mercados de expansão.

·         As soluções baseadas em cenários da Lenovo continuaram a demonstrar potencial de crescimento com o negócio da Smart Collaboration a continuar a crescer a um nível elevado de dois dígitos, ano após ano. O lucro do negócio do ambiente gaming estabeleceu um novo recorde.

 

Crescimento Sustentável:

·         O IDG continua a focar na inovação para impulsionar a extensão de equipamentos inteligentes para espaços inteligentes.

·         O Grupo está confiante de que o sucesso no mercado dos PC pode ser replicado para fazer crescer o negócio mais além e ganhar em mais mercados, em particular no mercado smartphone.

 

Destaques operacionais e investimentos para o futuro

 

Tech World '22 – O evento anual de inovação global da Lenovo, onde a marca partilhou a sua visão para a evolução da colaboração entre utilizadores, espaços e dispositivos para possibilidades ilimitadas tanto nas aplicações do mundo real como no Metaverso. A Lenovo revelou novos conceitos, soluções e inovações emergentes que vão definir a forma como trabalhamos, aprendemos e nos envolvemos no mundo digital.  Também revelou as conclusões de um estudo  global de pesquisa de CTO que revelou os pontos de vista do CTO sobre como o TI tradicional continuará a evoluir para uma arquitetura de "Nova TI" onde equipamentos de clientes, computação de edge, cloud, rede e IA trabalham em conjunto para abordar pontos desafiantes comuns e fornecer soluções que impulsionem a digitalização global em toda a indústria.

 

Ambiente, Social, Governação - A Lenovo publicou recentemente o seu relatório anual do ESG que descreve o seu progresso, ambições e metas para os próximos anos. Na Tech World '22, a Lenovo partilhou ainda a sua visão sustentável, com o primeiro passo a ser dado em direção a objetivos de redução de emissões a curto prazo para 2030. A Lenovo está a alinhar os seus objetivos de redução de emissões com a iniciativa Science Based Targets, tanto a curto como a longo prazo, para contribuir para os objetivos do Acordo de Paris. A validação externa continua como a inaugural green bond da Lenovo, lançada em julho e incluída no Bloomberg MSCI Green Bond Index, uma das referências globais mais importantes para fundos institucionais de ESG.  A Lenovo também obteve uma classificação de AA+ no the 2022 Hang Seng Corporate Sustainability Index, recebendo a melhor pontuação na indústria de TI pelo 2º ano consecutivo.

 

Inovação - Em setembro, a Lenovo foi classificada como uma das empresas mais inovadoras do mundo como parte do índice anual do Grupo Boston Consulting, ocupando o 24º lugar. No Tech World '22 o Grupo demonstrou uma série de novos fatores e ideias de forma inovadora, incluindo a sua prova rolável de conceitos para o smartphone e PC e a tecnologia de telepresença imersiva 'Cyber Spaces'. Destacou ainda as inovações que a ajudarão a concretizar a sua visão para o net-zero, e as ações que a empresa está a tomar através de produtos e fabrico para reduzir a sua pegada de carbono.

 

[1] A medida não-HKFRS foi ajustada excluindo as alterações líquidas do justo valor dos ativos financeiros ao justo valor através de resultados, amortização de ativos incorpóreos resultantes de fusões e aquisições, fusões e encargos relacionados com aquisições; e os correspondentes efeitos do imposto sobre o rendimento, se houver.

 

0 comments:

Enviar um comentário