21/01/2023

21/01/2023

Android 13 nos 5% após seis meses de mercado


De acordo com os últimos dados oficiais, o Android 13 está instalado em 5,2%  dos equipamentos a correr o SO mobile da Google, isto cerca de 6 meses após o seu lançamento oficial.

A Google tinha por hábito fazer uma atualização mensal destes dados, mas sem qualquer explicação oficial, já há alguns anos que deixou de o fazer, ficando assim o mundo Android sem uma real imagem do panorama das atualizações. Sendo certo que os dados em questão são motivo para envergonhar o gigante americano ( e os OEM...), acabam por representar a verdade dos factos, razão pela qual deveriam ser divulgados ao grande público. 



Em abono da verdade, a Google continua a disponibilizar estes dados, se bem que apenas esporadicamente e não de forma directa. A informação é passível de ser obtida através do Android Studio, tendo a Google atualizado agora os dados com a distribuição do Android 13, nos 5.2% acima referidos. O Android 12 ( e o Android 12L) surgem com 18,9% das instalações, pouco mais de 5% face aos últimos dados oficiais. 


Os 24,4% do Android 11 e os 19,5% do Android 10, são verdadeiramente preocupantes, pois é quase garantido que estes equipamentos irão "morrer" sem mais actualizações. Se tivermos em conta que mais de 20% dos equipamentos ainda estão a correr Android 9 - Pie e Android 8 - Oreo, então é caso apra se dizer que esta é uma causa perdida, sem solução à vista, onde nem um auspicioso programa Treble e um sistema de dupla partição, parecem ser suficientes para melhor este triste cenário.


 

0 comments:

Enviar um comentário