23/01/2023

23/01/2023

Como dar uma nova vida ao Redmi Note 8 Pro da Xiaomi


A Xiaomi tem na linha Redmi Note um caso de sucesso, com a marca chinesa a lançar ano após ano, equipamentos com uma relação preço qualidade muito interessantes. Pese embora tenha vindo a encarecer substancialmente o preço desta linha (Redmi Note 11 Pro 5G a chegar aos ~400€!), continua a ser possível encontrar alguns modelos a preços inferiores, na casa dos apetecíveis 200-300€.

A MIUI continua a ser a imagem de marca da Xiaomi, com o Android a passar para segundo plano. O Redmi Note 8 Pro que tínhamos para testes, chegou ao mercado com a MIUI 10 baseada no Android 9.


O anúncio da MIUI 13 acabou por ser uma triste notícia, para quem adquiriu o Redmi Note 8 Pro, com a Xiaomi a deixar cair este smartphone. 


Sendo certo que recebeu duas grandes atulizações, o Redmi Note 8 Pro morreu com a MIUI 12.5, baseada no Android 11. Para um smartphone lançado em 2019, acaba por saber a pouco, até porque a Xiaomi tem por hábito manter um suporte mais longo, se bem que mais demorado e maioritariamente centrado na atualização da MIUI, algo que de resto deverá ser suficiente para satisfazer uma grande franja dos seus clientes.

Quem goste de ter um smartphone com software mais atualizado, pode sempre recorrer a métodos alternativos, pois a Xiaomi continua a marcar pontos positivos neste campo, ao permitir desbloquear os seus equipamentos. Desta forma, fica ao critério do cliente, dar continuidade à utilização do equipamento, algo que naturalmente merece ser alvo dos merecidos elogios da nossa parte.

Para desbloquear o smartphone, terão de seguir as instruções disponibilizadas aqui LINK  e descarregar a aplicação para PC aqui:  https://en.miui.com/unlock/download_en.html


Terão de ter uma conta Xiaomi, com o número de telefone associado e o cartão SIM inserido no smartphone. De salientar que este procedimento vai APAGAR tudo o que tenham no smartphone, pelo que terão de efetuar um backup previamente


A Xiaomi avisa, por mais que uma vez, que os dados vão ser apagados!


Desbloqueado o smartphone, podem reiniciar o mesmo.  


Após desbloqueio, é necessário voltar a activar as opções de programador e a depuração USB.

As instruções abaixo, baseiam-se no procedimento publicado aqui: LINK

Deverão garantir a instalação das ferramentas adb e fastboot. Se ainda não as têm instaladas, basta seguir este guia: LINK


Basta descarregar o ficheiro, descompactar e para facilitar futuras utilizações, poderão adicionar o caminho da pasta às variáveis de sistema, para que possam chamar a ferramenta, sem estar a indicar o caminho da pasta, na linha de comandos. Terão de instalar o driver adb universal (se ainda não estiver instalado) e reiniciar o PC. 

Para iniciar o processo, terão de instalar uma recovery alternativa, a qual podem obter aqui. Descompactar a mesma para a pasta do adb e fastboot.



Colocar o smartphone em modo fastboot. Verificar se o mesmo está devidamente identificado com o comando "fastboot devices"


Instalar a recovery alternativa com o comando "fastboot flash recovery Dynamic-TWRP-Begonia-23-12-21.img". Verificar se o nome do ficheiro descarregado é este. Se for mais atual, modificar o comando em conformidade. 

Agora vem a parte mais complicada. Há que verificar se a recovery foi bem instalada. Há várias formas de o conseguir, recomendo que desliguem o cabo USB, carreguem nos botões de volume cima e power sem largar, até que o logótipo redmi apareça no ecrã. 

Não podem deixar o smartphone reiniciar nesta fase. Se acontecer, vão ter de repetir a instalação da recovery modificada.


Se ainda não fizeram download do firmware, é altura de o fazerem. Escolhemos a versão Plus da ROM PixelExperience, baseada no AOSP. Colocar o ficheiro na pasta da ferramenta adb.

No modo recovery e com o smartphone ligado ao PC, no smartphone:


  • Escolher a opção Wipe

  • Escolher opção Format data

  • Confirmar com "yes"

  • Voltar ao ecrã inicial com a opção "Back"

  • Escolher a opção Advanced

  • Escolher a opção ADB Sideload

  • Deslizar a barra "Swype do Start Sideload"


  • No PC, correr o comando "adb sideload nome_do_ficheiro_da_ROM.zip"


O processo de instalação começa a decorrer. O ecrã do smartphone vai desligar-se ao fim de algum tempo. Se pretenderem manter o mesmo ligado para ir acompanhando a instalação, basta tocar no ecrã quando este começar a escurecer. De referir que no PC também podem acompanhar a evolução da instalação.


No final da instalação, no PC correr o comando "adb reboot", ou escolher a opção "reboot system" no smartphone. Escolhida a opção, podem desligar o cabo. O primeiro arranque vai demorar alguns minutos.


E pronto, cá temos o nosso "Pixel da Xiaomi" a bombar com Android 13.


Esta alteração de firmware,  permitirá prolongar a vida do smartphone, com software atualizado. Não podemos deixar de recordar, que se trata de um firmware não oficial, pelo que a sua utilização, fica à responsabilidade de cada um.

0 comments:

Enviar um comentário