17/03/2011

17/03/2011

Análise ao Read It Later Pro

Na sequência da apresentação do Read It Later Pro, vamos analisar a aplicação mais a fundo e descobrir que opções nos oferece.

Depois do sucesso no iPhone, eis que chega agora a versão Android, apresentando a mesma facilidade e simplicidade de uso.

Read It Later Pro



O objectivo principal, tal como o nome indica, é guardar conteúdo para leitura mais tarde, online ou offline. Podemos assim compilar uma lista de links à medida que nos vamos deparando com conteúdo interessante, mas que não queremos ler no imediato.

A primeira coisa a fazer é criar uma conta de acesso, e depois começar a marcar os links que pretendemos e aceder mais tarde a partir do iPhone, Android ou Web. O serviço sincroniza as listas entre dispositivos móveis e o website.

Conta ainda com uma Premium feature, o Digest, que permite a consulta dos conteúdos de uma forma bem mais apelativa - é como se fosse o nosso próprio jornal interactivo!
Está ainda em versão Beta, mas já é possível subscrever o serviço a um preço promocional de $5 (ou pedir um convite para testes, antes de comprar).


Ready, Steady... Save link!

Na versão web no desktop, devem adicionar um Bookmarklet à barra do vosso browser, mas podem também optar por um Addon no Firefox ou Chrome.
No Firefox é acrescentado um pequeno icon no final da barra de endereços que dá acesso às opções guardar, ler ou marcar como lido, de uma forma simples e elegante. E, supresa, integra-se com o Google Reader do forma automática :) Já no Chrome, a extensão resume-se a uma janela popup...

Para marcar um conteúdo basta clicar no botão do Bookmarklet ou no icon, se usarem o Firefox :)
Recebem uma notificação, e podem editar algumas informações sobre o link adicionado - útil para adicionar tags e categorizar o link.




No Android

Já aqui, basta aceder à aplicação e temos ao nosso dispôr os links guardados para leitura imediata, após sincronização.

O render do conteúdo das páginas é feito de forma simplificada, o que ajuda a manter o conteúdo legível, mas nem todos os sites são suportados. Nesse caso, basta acionar a opção Site View (o pequeno "T" ao centro) e a página é carregada na sua forma original.



Naturalmente, existem opções para  partilhar o conteúdo que estamos a ler, marcar como lido, efectuar de novo o download, editar os detalhes do link ou filtrar e pesquisar os links da lista.


É possível configurar a aplicação para descarregar os conteúdos (texto e imagem) para visualização off-line, excepto na versão web - está a ser redesenhada com base em HTML5.

As restantes opções permitem configurar diversos aspectos - ver as imagens, são auto-explicativas :)


Além da aplicação Read It Later Pro, o serviço suporta centenas de aplicações de terceiros, através das disponibilização da sua API aberta. Existem já imensas aplicações com suporte à tecnologia - consultar lista aqui.


Ler com estilo!

Porque os olhos também comem, há quem prefira ter acesso ao conteúdo com uma apresentação mais cuidada. Para esses, existe o serviço Digest, já referido.

Melhor do que explicar, visualisar o video para ficar a conhecer a abordagem.




Apreciação final


Read It Later Pro é uma aplicação essencial para quem dedica muito tempo à leitura de artigos online. Serve de repositório de links cujo conteúdo pode ser descarregado na íntegra para leitura off-line, e consegue-o fazer de uma forma simples e elegante.

A integração com aplicações de terceiros e addons para browsers, bem como uma API aberta e disponível para qualquer programador incorporar a tecnologia, confere-lhe uma robustez e versatilidade que outras soluções não alcançam.

Recomendado!


0 comments:

Enviar um comentário