10/12/2013

10/12/2013

ScanPet


Na semana passada recebi no trabalho algumas dezenas de computadores portáteis, dos quais era necessário recolher alguns dados (número de série e de inventário). Uma vez que recolher esses dados "manualmente" de uma grande quantidade de equipamentos era uma tarefa que se previa morosa e cansativa, decidi procurar uma forma de facilitar este trabalho.


Após uma breve pesquisa no Google Play, encontrei algumas aplicações para fazer a leitura dos códigos de barras com estas informações (que estavam afixados no exterior das caixas dos portáteis) e decidi experimentar o ScanPet.


Uma das funcionalidades que me fez optar pelo ScanPet foi o facto de ser possível criar formulários para a recolha dos dados que pretendemos; como necessitava de recolher o número de série e de inventário de cada um dos equipamentos, criei um formulário com estes dois campos (que podem ser obrigatórios ou opcionais). Por cada equipamento "lido", o ScanPet cria uma nova linha num ficheiro Excel, cujas colunas também podem ser editadas. No final da leitura dos dados de todos os equipamentos o ficheiro Excel pode ser enviado por email, para o Dropbox ou por bluetooth.


O ScanPet permite também que o smartphone funcione ligado a um computador por WiFi como se fosse uma "pistola" de leitura de códigos de barras normalíssima.


A versão gratuita do ScanPet permite fazer a edição de formulários e das colunas dos ficheiros Excel apenas durante o primeiro dia de utilização, mas é o suficiente para experimentarem as potencialidades desta app.
Caso queiram continuar a ter a possibilidade de editar formulários, terão que adquirir a versão completa (e sem publicidade) do ScanPet, que custa €1,80.

No meu caso, não tive necessidade de comprar a versão completa, uma vez que a edição do formulário me permitiu voltar a utilizar o ScanPet da mesma forma no dia seguinte.
Ah, e nem imaginam o tempo que o ScanPet me poupou!


0 comments:

Enviar um comentário