29/01/2014

29/01/2014

UC Browser for Android


O browser é umas das aplicações mais importantes dos equipamentos móveis (e não só). No mercado móvel, a oferta é claramente dominada pelo browser nativo do Android e pelo Opera, sendo que o primeiro, com o as novas actualizações, tem vindo a ser substituído pelo Chrome.

O Opera, devido à possibilidade de compressão dos dados, foi desde os tempos do Windows Mobile, um dos favoritos dos utilizadores. Facilmente se compreende a opção dos responsáveis por outros browsers em adoptar as funcionalidades que o Opera disponibilizava.


Um dos novos concorrentes é o UC Browser, que já tem um grande número de utilizadores no Oriente e Ásia, e procura agora chegar aos mercados ocidentais.

Um das principais características deste browser é vir configurada para a zona geográfica (idioma) onde nos encontramos. A versão internacional tem atalhos para os principais meios de comunicação, sendo que para os portugueses as opções são limitadas. Temos esta versão em inglês, ou a versão brasileira, claramente adaptada para este mercado.


UC Browser é por isso uma excelente opção para os nosso leitores do outro lado do Atlântico.
No ecrã inicial temos um conjunto de atalhos divididos por duas secções, uma com links directos, outra organizada por temas. Podem ainda navegar lateralmente (swype) e aceder aos atalhos que tenham neste ecrã inicial.

Na zona inferior do ecrã, têm as teclas de navegação para avançar/recuar, opções, separadores e acesso ao ecrã inicial, que alterna ao toque entre a secção dos links e das zonas temáticas.


O botão das opções dá acesso a uma secção que está dividida em três áreas. Nestas, encontramos as funções mais utilizadas e por isso, de acesso rápido.


Se as opções referidas não forem suficientes, têm ainda a secção das definições, também ela dividida em dois: geral e avançado. Como podem constatar, têm imensos parâmetros para configurar.


Têm a possibilidade de alterar o tema que vem instalado, ajustando assim o layout ao vosso gosto. Outra possibilidade interessante é o ajuste do texto e opcionalmente, não carregar imagens.


Esta é uma funcionalidade bem pensada, definir o tipo de acesso por site a visitar. Bem mais prático que andar sempre a mudar manualmente.


O tipo de layout tem grande influência na apresentação dos dados. O ajuste automático torna a leitura bem mais fácil.


Se não gostam do modo padrão para navegar na página, podem escolher outras opções. A opção de tocar na tela para rodar não funcionou correctamente, talvez devido à existência de links na zona a tocar.


Se as funcionalidades apresentadas ainda não são suficientes, podem sempre optar por instalar mais alguns extras, e têm muita escolha.

UC Browser está claramente a apostar em força, vamos ver como os utilizadores vão responder a esta nova oferta no mercado dos browsers móveis.
Portugal ainda não tem um layout adaptado aos conteúdos que mais possam interessar ao leitores portugueses, mas essa opção está em estudo. Até lá, podem sempre configurar os links manualmente.

0 comments:

Enviar um comentário