21/09/2014

21/09/2014

Resumo da semana

Hoje temos um resumo semanal em modo late night.
A semana foi relativamente calma, e entre mais um bug no Android e novos Tablets da Amazon, o destaque vai para o lançamento do Android One na Índia.

Confesso que tenho grandes expectativas relativamente a esta iniciativa da Google.
Todos gostamos de equipamentos topo de gama, mas nem todas as carteiras têm disponibilidade para tal, pelo que os equipamentos de gama média e de entrada se apresentam como as alternativas possíveis.

Se atendermos à oferta do mercado, há alguns smartphones e tablets de baixo custo que têm um desempenho perfeitamente aceitável.


Dou como exemplo o Huawei Y300, o qual tem um excelente suporte por parte da comunidade de developers. Não é por isso de estranhar que este smartphone ofereça neste momento a possibilidade (não oficial) de correr a última versão do Android, o KitKat 4.4.4 (a imagem já tem algumas semanas).

O desempenho claro está tem melhorias face ao software que inicialmente acompanhava o equipamento. Não seria uma excelente ideia termos modelos como este Android One por cá e não ter de recorrer a estes esquemas alternativos?

Vamos ver o que o futuro nos reserva. Até lá, fiquem com o nosso resumo.


Bio Inc. - Biomedical Plague

O Bio Inc é um jogo que os autores descrevem como um simulador de estratégia bio-médica, em que é necessário desenvolver uma doença que venha a tornar-se fatal para o paciente.

Tudo começa na escolha de uma "vítima", que tanto pode ser uma pessoa com hábitos pouco saudáveis (como o sedentarismo, o tabagismo e a má alimentação), como uma pessoa perfeitamente saudável. É claro que quanto mais saudável for a nossa "vítima", mais difícil será desenvolver uma doença que venha a ser fatal.

Existem mais de 100 "condições bio-médicas" reais, desde uma simples gripe até aos mais diversos problemas circulatórios ou respiratórios, que podem ser combinados para tornar a doença ainda mais perigosa. Mas, e há sempre um mas, os médicos vão tentar ajudar a nossa vítima a recuperar, portanto torna-se necessário fazer a doença evoluir.

Se gostaram do Plague Inc, vão também gostar deste Bio Inc.


Futu Hoki

O Futu Hoki não é mais do que um dos famosos jogos das salas que tanto sucesso fizeram nos anos 80 e 90.
Confesso que o jogo é engraçado, mas não há nada como a adrenalina de movimentar o pino e acertar no disco. :D

A mais valia está no modo multi-jogador, ao que parece, até 4, mas no smartphone só consegui simular com 2. Podemos jogar em equipas 2 a 2, todos contra todos ou um contra um.

Ao contrário do jogo "real" este tem bastantes variações, desde logo começando por várias bolas em simultâneo e power ups que nos fazem lembrar o Arkanoid!

Não sendo fantástico, entretém, e pode bem ser do agrado do mais novos, mas não deixem de os levar a jogar na mesa, para que possam sentir o verdadeiro prazer do jogo.



Spider-Man Unlimited

A Gameloft lançou mais um jogo do estilo "endless run", desta vez com o famoso Homem-Aranha, o Spider-Man Unlimited.

Um dos principais factores que diferencia este jogo dos restantes "concorrentes" (como o Subway Surfers, Gru - O Maldisposto ou até mesmo Sonic Dash) são os gráficos que se assemelham a desenhos feitos à mão, bem ao estilo dos antigos livros de banda desenhada da Marvel; o outro é a possibilidade do herói utilizar as suas teias de aranha para ultrapassar os obstáculos.

Ao longo do jogo é necessário reunir um exército de "Homens-Aranha" para lutar contra os Seis Sinistros e também juntar as diversas cartas do universo Marvel para a progredir.

Tal como a Gameloft faz questão de referir na descrição do jogo, este é o primeiro jogo gratuito do Homem-Aranha, mas é claro que não faltam as compras na aplicação.



Trophy Quiz, um trivial de bolso

Neste Trophy Quiz temos  de responder a perguntas sobre vários temas.

Ao todo, estão disponíveis 10 temáticas: desporto, ciência, geografia, animais, filmes, cultura geral, personalidades, literatura, música e história.

As perguntas estão disponíveis em três idiomas: português, português do Brasil e inglês

Inicialmente só temos o tema desporto desbloqueado. Para ter acesso aos outros temas, temos de conseguir responder com sucesso a 7 das 10 perguntas colocadas em cada desafio.
As perguntas são limitadas, pelo  que ao fim de algumas tentativas começam a repetir-se. Seria interessante ver o autor alargar o número de perguntas, ou quem saber implementar um sistema para envio de novas perguntas sugeridas pelo utilizador.

O aspecto gráfico menos conseguido é facilmente esquecido com a dinâmica do jogo.


Bleep chega ao Android e fica disponível para todos

O Bleep é um programa de mensagens e chamadas de voz criado pelo BitTorrent, e que usa a tecnologia P2P para garantir a segurança contra qualquer tipo de espionagem. Agora, fica disponível para todos os que o quiserem experimentar... incluindo nos seus dispositivos mobile Android.

Enquanto que a maioria dos serviços de mensagens recorrem a servidores centrais, o Bleep tira partido das tecnologias P2P que se têm descentralizado cada vez mais (em parte como resposta à perseguição dos que as usam para partilhar conteúdos ilegais). Mas não é a ilegalidade que reduz a validade técnica das soluções, e este Bleep vem demonstrar que há inúmeras aplicações onde a segurança e privacidade acrescidas se tornam desejáveis.

Depois de se ter iniciado como versão alpha para um número limitado de utilizadores, o Bleep fica disponível para todos e também ganha uma versão Android.

Podem utilizar a app identificando-se com o vosso email ou número de telemóvel, mas podem também usá-la em modo incógnito sem revelarem qualquer dado. Todas as comunicações são encriptadas e apenas são guardadas no dispositivo local, pelo que não haverá "registos" guardados em nenhum outro lado.

Estando em fase alpha, o Bleep ainda tem bastantes arestas por limar (cuidado com o consumo de dados da app Android se não seleccionarem "WiFi Only"), mas para quem quiser garantir a privacidade das suas comunicações... vale a pena espreitar.



Goat Simulator

O Goat Simulator será um dos jogos mais absurdos a ser lançado nos últimos tempos, mas... como há que rentabilizar o seu mediatismo, eis que agora chega também ao Android, para que possam andar com uma cabra no bolso...

Como o nome indica, este jogo deixa-vos ser uma cabra e andar a destruir tudo o que vos aparece pela frente. Este é um jogo que se orgulha dos seus (muitos) bugs, e que assume desde logo que não os irá corrigir (excepto aqueles que crasham o jogo).

Pessoalmente, penso que haverá muitos mais jogos que mereçam os €4,49 que são pedidos por este Goat Simulator, mas... ficará ao critério de cada um.


Terminada a revista aos jogos e apps, passemos às notícias:

Notícias do mundo Android:

Novidades e promoções
Android One foi apresentado oficialmente
Teclado universal Microsoft
CVE-2014-6041, nova vulnerabilidade no Android

Sony com prejuízos acima do esperado
Google disponibiliza o kernel source para os Android One
Exynos 5433 com núcleo Cortex-A57/A53

One Plus anuncia a colocação de ordens de compra
Novos tablets da Amazon para crianças incluem substituições durante 2 anos

Google Play vai mostrar valores das compras nas aplicações?
Android L vai ter encriptação por defeito

Galaxy Note 4 tem o melhor ecrã de sempre
Huawei Talkband B1 chega a Portugal por €119,90
OnePlus cancela as capas "estilosas" SwapStyle
Primeiras apps Android já correm no Chrome OS


0 comments:

Enviar um comentário